Topo

Kalil promete regulamentar mineradoras em MG e proteger Serra do Curral

Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2022 12h06

Alexandre Kalil, pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSD, prometeu regulamentar a atuação de mineradoras no estado e proteger a Serra do Curral, durante sabatina UOL/Folha realizada hoje.

Em abril, o governo de Romeu Zema (Novo) aprovou a exploração por mineradoras em local em processo de tombamento, localizado na cidade de Nova Lima, na divisa com Belo Horizonte e Sabará. Mas ações na Justiça questionam a medida.

Kalil considerou "uma aberração completa" tirar as empresas de mineração de Minas, mas disse que tem de regulamentar a maneira de atuar.

"O que precisamos é não ser office boy de mineradora. Precisamos regulamentar, regularizar. A força da mineração é tão grande que, quando houve a tragédia lá de Brumadinho [em que 270 pessoas morreram soterradas no rompimento da barragem em 2019], o secretário de Meio Ambiente, que era do governo anterior, antagônico ao atual, continuou intacto no cargo. É isso que temos que rever", afirmou.

"A mineração é importante? É importante, mas eles não podem mandar no estado. O estado tem que tomar conta."

Sobre a Serra do Curral, ele foi contrário à exploração de minérios no local. "É um patrimônio da nossa cidade. A Serra do Curral faz parte do escudo de Belo Horizonte. Isso vai ser revisto na Justiça. Já saiu das mãos do Executivo."

Alexandre Kalil também comentou as paralisações do funcionalismo público para pressionar pelo aumento dos salários. Disse ser uma "irresponsabilidade" prometer aumento e não cumprir ao final. Zema conseguiu no STF (Supremo Tribunal Federal) uma autorização para não pagar um reajuste acima de 10% para as áreas de segurança e saúde e educação.

"O que falta é o Executivo chamar o funcionalismo para a mesa [de negociação]. Quando 40 mil pessoas saíram às ruas em Belo Horizonte, o governador não chamou, mandou o segundo ou terceiro escalão negociar. Não adianta reinar: tem que governar", criticou.

Ele disse que Zema mentiu sobre o reajuste por "demagogia barata". "Sou contra a greve, porque ela é ilegal, mas o governo não pode acender um estopim", afirmou.

A greve foi provocada pela irresponsabilidade, pela demagogia barata, que é a tônica desse governo."
Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao governo de Minas Gerais

Calendário das sabatinas em MG

  • Miguel Corrêa (PDT) - 12/5 - 10h
  • Marcus Pestana (PSDB) - 12/5 - 16h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.