Topo

Weintraub defende unificação da polícia: Policial é herói que enxuga gelo

Colaboração para o UOL

03/05/2022 11h17Atualizada em 03/05/2022 15h08

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB), pré-candidato ao governo do estado de São Paulo, defendeu, durante sabatina UOL/Folha realizada hoje, a unificação das polícias, caso seja eleito.

"Num projeto de meio a longo prazo unificar, trabalhando na carreira em 'y'. Um policial entra, faz academia, aumenta-se muito a parte civil de hierarquia e, na parte da Polícia Militar, ele vai e muda de função ao longo da carreira dele, onde tem processos legais que você pode fazer investigações", disse.

"O Arthur [Weintraub, irmão dele] está trabalhando dentro do que é possível fazer na legislação para tornar o que era a polícia antes da intervenção do [Getúlio] Vargas em São Paulo. Hoje o policial de São Paulo 'enxuga gelo'. Quero transformar o estado num 'Texas brasileiro'."

Defendeu o uso de câmeras por parte dos policiais, mas quer que o equipamento só seja utilizado durante operações especiais.

Durante a entrevista, o ex-ministro de Bolsonaro também propôs fechar ruas do estado para, na avaliação dele, trazer mais segurança à população. "Quando você tem uma comunidade que consegue pelo menos permitir controlar acesso de pessoas durante a madrugada em ruas residenciais, você torna a vida dessa família melhor e diminui a quantidade de policiais."

Ele também afirmou que vai tratar a cracolândia a partir das relações familiares do dependente. "Acho difícil acabar com todo consumo de crack em dois anos, mas acho viável se tomarmos ações que deram certo em outros países: ser fraterno, acionar família do dependente ou achar alguém responsável por ele e coibir o tráfico."

A gente não vai acabar com 100% do tráfico, a gente pode tornar mais difícil e punir de forma clara o crack para que ele seja cortado. Vão vender em outro estado, em São Paulo, não. Com isso, 'cracudo' vai embora."
Abraham Weintraub, pré-candidato ao governo de SP pelo PMB

Sabatinas acontecem até 6 de maio

As sabatinas UOL/Folha acontecem até 6 de maio, sempre nesses dois horários —às 10h e às 16h—, ao vivo e com transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha.

Durante uma hora, serão entrevistados os políticos mais bem colocados na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada em 7 de abril.

Calendário das sabatinas em SP

  • Elvis Cézar (PDT) - 03/05 - 16h
  • Rodrigo Garcia (PSDB) - 04/05 - 10h
  • Vinicius Poit (Novo) - 04/05 - 16h
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 05/05 - 10h
  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.

O instituto ouviu presencialmente 1.806 eleitores de 62 cidades paulistas entre 5 e 6 de abril, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento tem índice de confiança de 95% e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-03189/2022.