Topo

Heloísa Helena: Idolatria a Lula ou Bolsonaro aniquila debate de projetos

Colaboração para o UOL

03/05/2022 08h39Atualizada em 03/05/2022 09h24

A ex-senadora Heloísa Helena (Rede), pré-candidata a deputada federal no Rio de Janeiro, criticou, em entrevista ao UOL News hoje, o que ela chamou de "idolatria e fanatismo" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao atual mandatário Jair Bolsonaro (PL). Há uma discussão sobre o posicionamento da Rede em relação ao petista.

"Todo fanatismo político ao longo da história da humanidade, seja religioso ou político, constrói concepções de idolatria que passam a perseguir de forma implacável quem não se ajoelha na vassalagem desses ídolos", opinou.

O fanatismo e idolatria, seja em torno do Lula ou Bolsonaro, aniquila qualquer possibilidade de discutir projetos para o Brasil.
Heloísa Helena (Rede), pré-candidata a deputada federal

Enquanto lideranças nacionais da Rede, como Heloísa Helena e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, não definiram apoio a um pré-candidato, o senador Randolfe Rodrigues (AP) é um dos responsáveis pela coordenação da campanha de Lula.

Em 28 de abril último, Lula fez uma deferência a Marina, de quem ele vem tentando se reaproximar. "Eu esperava que a Marina estivesse aqui", disse o petista, durante um ato político da Rede, em Brasília, de apoio à sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

"A minha sorte é que tive que passar a vida toda engolindo medos e enfrentando a realidade como ela é, sem beijar a mão de qualquer um que seja, que se considera rei, imperador, ídolo...", acrescentou Heloísa Helena.

'Se tiver golpe, enfrentamos nas ruas', diz Heloísa Helena

Durante a entrevista, a ex-senadora Heloísa Helena também disse que, caso as promessas golpistas de manifestantes se concretizem, elas serão enfrentadas nas ruas.

"Esses farsantes fazendo de conta que vão fazer golpe. Vão fazer golpe coisíssima nenhuma. Se fizer, a gente enfrenta eles nas ruas".

A equipe do UOL flagrou, durante a manifestação bolsonarista em São Paulo no domingo, cartazes contra o STF (Supremo Tribunal Federal). "STF, câncer do Brasil"; "impeachment já, Barroso" foram algumas das frases. Alguns manifestantes ainda aparecem ao lado de um caixão com a foto do ministro Alexandre de Moraes, onde se lê: "Enterro das ações do Alexandre de Moraes". Uma outra faixa dizia "Fora, Pacheco", em referência ao presidente do Senado.