Topo

Site do TSE fica instável a dois dias do prazo para regularizar título

Sistema do TSE ficou fora do ar e apresentou instabilidade  - Divulgação
Sistema do TSE ficou fora do ar e apresentou instabilidade Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 17h14Atualizada em 02/05/2022 18h08

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passou por instabilidade no início da tarde de hoje. O problema acontece a dois dias do fim do prazo para regularização do título e troca do local de votação.

Nas redes sociais, os eleitores reclamaram de dificuldade para realizar os requerimentos, e acompanhar as mudanças solicitadas. Em algumas páginas, aparecia a mensagem de "serviço temporariamente fora do ar".

O UOL procurou o TSE e aguarda um posicionamento sobre o motivo da instabilidade e solução do problema. A matéria será atualizada assim que houver posicionamento do órgão.

O DownDetector, site que registra reclamações de usuários sobre reclamações de sites e aplicativos, registrou picos de notificações a partir de 14 horas. A maioria dos problemas, 95% deles, foi nos acessos pela web, enquanto 5% no aplicativo.

Para alguns eleitores, essa pode ser uma "estratégia" para evitar votos. Muitos se questionaram como farão para regularizar a situação para poder votar nas eleições deste ano.

Cidadãos que estão fora do país, e querem regularizar o título ou transferi-lo, também enfrentam dificuldades. Uma pessoa relatou que o site do TSE "simplesmente não funciona de jeito nenhum em Portugal".

Veja outros relatos:

Confira o passo a passo para regularizar o título

O prazo para que cidadãos de todo o Brasil regularizem a situação do seu título de eleitor termina no dia 4 de maio. A data também vale para pedir a primeira via do documento, fazer transferência de local de votação (domicílio eleitoral) ou para a atualização de dados pessoais. Quem tiver pendências com a Justiça Eleitoral após essa data não poderá votar nas eleições de 2022.

Neste ano, serão eleitos políticos para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro e, se houver segundo turno, ele será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Passo a passo da regularização

O primeiro passo é verificar a situação do título de eleitor no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma das pendências mais comuns é a necessidade de quitação de multas pela ausência, sem apresentação de justificativa, em eleições passadas.

O eleitor que tiver débitos com a Justiça Eleitoral deve gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e fazer o pagamento. Depois disso, é preciso aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro da zona eleitoral.

Somente após a quitação dos débitos é que o título pode, então, ser regularizado. Esse procedimento, por sua vez, pode ser realizado pela internet, através da plataforma Título Net ou pela página de autoatendimento do eleitor, ambas do TSE.

Para a regularização do título, será solicitada a digitalização ou o envio de fotos dos seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Comprovante de residência recente;
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
  • Comprovante de quitação do serviço militar (apenas para homens de 18 a 31 anos).

O eleitor também deverá enviar uma selfie segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação. A selfie deve ser feita sem o uso de óculos, bonés ou gorros.

O requerimento será concluído somente após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados. O andamento da análise pode ser acompanhado pela internet.