Topo

Ciro: Atos com Lula e Bolsonaro fracassaram e eleição não está resolvida

Ciro Gomes, ex-ministro e presidenciável do PDT - Divulgação
Ciro Gomes, ex-ministro e presidenciável do PDT Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/05/2022 15h05Atualizada em 02/05/2022 16h27

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse hoje durante transmissão ao vivo nas redes sociais que as manifestações que contaram com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ontem "fracassaram" e, como reflexo, mostraram que "a eleição não está resolvida". Para o presidenciável do PDT, a corrida do Palácio do Planalto "está em aberto".

"O que temos que tirar de lição das ruas [no 1º de maio] é que a eleição não está resolvida. A eleição está em aberto. Não é que não tenha favoritos. Eu não vou brigar com instituto de pesquisas. Só me chama a atenção uma pesquisa no Brasil custar 1 milhão de reais e todos os levantamentos do ano passado para cá tentarem produzir na cabeça do povo uma eleição já resolvida e uma polarização sem fundamento", afirmou Ciro.

Fracassaram as manifestações, manipuladores de lado a lado. Fracassaram porque vocês pensam que nosso povo é bobo, e o povo brasileiro de bobo não tem nada. Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e pré-candidato à Presidência

Ainda segundo o presidenciável do PDT, a baixa presença nas manifestações em apoio aos dois líderes das pesquisas eleitorais mostra que a população "não está sentindo nenhum entusiasmo com essa falsíssima e estelionatária polarização". "Os dois disputam quem vai administrar a tragédia de um modelo econômico que só privilegia ricos e que manda para os pobres as migalhas", acrescentou Ciro.

Ao finalizar o comentário, o pedetista fez duras críticas tanto a Bolsonaro quando a Lula. "O Bolsonaro não tem a menor condição de deixar que o debate flua na direção que interesse para o nosso povo", disse o ex-ministro, fazendo referência à inflação.

Na semana passada, o IBGE divulgou que o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15), considerado uma prévia da inflação oficial, registrou alta de 1,73% em abril. Foi a maior variação para o mês de abril em 27 anos — desde 1995 —, quando o índice foi de 1,95%.

A respeito de Lula, Ciro disse que o petista fala "obviedades que alienam o povo". "Do outro lado, lá foi o Lula vomitar aquilo que tem sido a característica dele: obviedades que alienam o povo e a oferta difusa de uma memória mentirosa", afirmou.