Topo

Sem citar eleições, Queiroga diz que governo encara parasitas e gafanhotos

Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, em audiência no Senado - Roque de Sá/Agência Senado
Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, em audiência no Senado Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Colaboração para o UOL

29/04/2022 19h05Atualizada em 29/04/2022 21h50

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse, durante evento sobre saneamento rural e saúde ambiental hoje, que o governo Jair Bolsonaro (PL) venceu o coronavírus e enfrentará, agora, "parasitas e gafanhotos", sem citar nomes.

"Vencemos o vírus, vamos vencer os parasistas e os gafanhotos que insistem em usurpar os recursos que só têm um dono: o povo brasileiro", afirmou.

Durante o discurso, Queiroga também alfinetou governadores e prefeitos ao criticar o "passaporte vacinal" contra a covid-19. "Ele [Bolsonaro] sabe que os brasileiros são livres para decidir seu próprio destino, ao contrário de outros governantes que não cumprem seu papel e querem impor à população o 'passaporte da discórdia'", disse.

Na terça-feira (26), a PF (Polícia Federal) deflagrou uma operação para investigar supostos desvios na compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste - formado por governadores da região - na fase do pico inicial da pandemia da covid-19 no Brasil. Segundo a corporação, a operação mira possíveis irregularidades na aquisição de 300 equipamentos.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), teria afirmado à PF que contratou e pagou a empresa Hempcare, especializada em medicamentos à base da maconha, para o fornecimento de ventiladores pulmonares na pandemia porque não fala inglês. Na tradução livre para o português, Hemp significa maconha e Care quer dizer cuidado. As informações foram obtidas pela revista Veja, que teve acesso ao depoimento anexado ao inquérito do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"Disseram que iam comprar respiradores. Onde estão? Nas paredes dos fundos falsos em empresas que têm nome de uma erva que alguns gostam de consumir de maneira recreativa", disse Queiroga.

PoderData: Lula lidera com 41%; Bolsonaro tem 36%

Pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 36%, uma diferença de cinco pontos percentuais.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 6%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 4%, e o deputado federal André Janones (Avante), 3%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para ou mais ou para menos, esses três pré-candidatos estão tecnicamente empatados.

O PoderData inseriu nesta rodada o nome de Luciano Bivar (União Brasil), aprovado como pré-candidato pelo partido no dia 14 de abril. Ele aparece com 1% das intenções de voto, mesmo percentual registrado pela senadora Simone Tebet (MDB).