Topo

'Não vou dar palanque a esse babaca', diz Datena após ataque de Salles

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 10h51Atualizada em 12/04/2022 12h55

Pré-candidato ao Senado por São Paulo, o apresentador José Luiz Datena (PSC) criticou hoje o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL), dizendo que foi alvo de "fogo amigo". A declaração foi dada em seu programa na Rádio Bandeirantes.

Datena se refere a um texto, compartilhado por Salles nas redes sociais, sobre sua participação num evento ao lado de Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo. Na ocasião, o apresentador foi vaiado por bolsonaristas.

Não vou dar palanque para esse babaca, que veio aqui muitas vezes e sempre foi respeitado. De repente vira fogo amigo, e de fogo ele entende bem porque parece que andou destruindo mato para caramba.
Datena critica Salles em seu programa de rádio

Parte da base de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) defende que Salles seja indicado ao Senado, pois Datena não é visto como um conservador confiável. Salles diz que seu projeto é disputar mandato de deputado federal, e não como senador.

Em seu programa hoje, Datena afirmou que não vai se intimidar por "idiotas e vagabundos" que se escondem atrás de rede social para lhe atacar.

Ele acrescentou que nunca será um radical de direita nem de esquerda. "Sou contra o radicalismo de qualquer lado".

Salles pediu demissão em junho de 2021 do Ministério do Meio Ambiente após ser alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de favorecimento a empresários do setor madeireiro.

A saída de Salles foi comemorada por entidades ambientalistas, como o Greenpeace, WWF e Observatório do Clima. O balanço é de que Salles deixou um "legado sombrio", com aumento do desmatamento, de queimadas e das emissões de gás carbônico e destruição da imagem do país do exterior.