Topo

Economistas, ex-comandante do Bope e artistas assinam carta apoiando Freixo

Pré-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo - Ricardo Borges/UOL
Pré-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo Imagem: Ricardo Borges/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 13h19Atualizada em 12/04/2022 14h29

A pré-campanha do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo do Rio de Janeiro divulgou um manifesto assinado por mais de 800 personalidades em apoio à candidatura. Entre eles há economistas, evangélicos, artistas e membros da área de segurança.

Freixo busca se posicionar como moderado na campanha e vem abrindo diálogo com setores que são vistos como contrários a candidaturas de esquerda.

Chamado de "Virada RJ", o manifesto diz que "para reconquistar a confiança nas instituições e na política, e para promover as inadiáveis e profundas transformações, é preciso contar com um projeto ousado e responsável, que entusiasme e mobilize o conjunto da sociedade, e uma liderança com coragem pessoal, elevada capacidade agregadora, ousadia política e uma trajetória que lhe confira credibilidade".

"Nós, abaixo assinados, acreditamos que Marcelo Freixo reúne, em 2022, as melhores condições para liderar esse projeto", dizem os signatários.

"Nós, que endossamos esta carta, estamos convictos de que para sairmos do atoleiro nós temos que colocar as diferenças de lado e trabalharmos todos juntos pelo bem comum, porque a sobrevivência de milhões de famílias depende disso", acrescentam eles.

Entre os que assinam o manifesto, estão os economistas Armínio Fraga, presidente do BC (Banco Central) durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB); André Lara Resende, conhecido como um dos criadores do Plano Real; Luiz Carlos Bresser-Pereira, ministro da Fazenda no governo Sarney, além de Nelson Barbosa e Guido Mantega, que integraram a área econômica de governos petistas.

Na segurança pública, o Comandante da Escola Superior da Polícia Militar do Rio, coronel Antonio Carballo, e o antropólogo e ex-chefe do Estado-Maior da PM, coronel Robson Rodrigues, manifestaram apoio à Freixo. O coronel Alberto Pinheiro Neto, ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, também assinou o documento.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (PT) também demonstraram apoio à candidatura de Freixo.

Entre os artistas, há assinaturas da atriz Camila Pitanga, do ator e cineasta Wagner Moura, de Miguel Falabella e Tais Araujo, entre outros.

No setor evangélico, a carta foi assinada por nomes como dos pastores Ariovaldo Ramos, líder da Comunidade Cristã Renovada e Aécio Pinto Duarte, membro da OPBB (Ordem dos Pastores Batista do Brasil).

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (7) pela Folha de S. Paulo aponta empate técnico na liderança entre Freixo e o atual governador Cláudio Castro (PL) nos dois cenários que simulam a eleição deste ano para o governo do Rio.

No cenário com mais nomes na disputa, Freixo acumula 18% das intenções de voto e Castro tem 14%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

* Com Estadão Conteúdo