Topo

PT adia lançamento da pré-candidatura de Lula para 7 de maio

8 de abril 2022 - Lula e Alckmin em encontro em São Paulo para formalização do nome do ex-governador para chapa com o ex-presidente - ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO
8 de abril 2022 - Lula e Alckmin em encontro em São Paulo para formalização do nome do ex-governador para chapa com o ex-presidente Imagem: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Carla Araújo e Leonardo Martins

Colunista do UOL, em Brasília, e Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 18h59Atualizada em 11/04/2022 18h59

Em mais uma mudança de data, o PT pretende, agora, lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência no dia 7 de maio, um sábado. O evento deve acontecer na cidade de São Paulo.

O dia definido em reunião na semana passada havia sido 30 de abril, mas a data, segundo o PT, colidiu com eventos políticos do PSOL e PSB e, por isso, foi remarcada para o dia 7. A informação foi confirmada ao UOL pela presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

"Dia 30 é o encontro nacional do PSOL e finalização do encontro do PSB. Conversaram conosco para ver a possibilidade de mudança e concordamos", disse Hoffmann.

A ideia do partido é fazer um evento público e reunir partidos políticos (como PSB, PSOL, Rede e PC do B) no palanque. Segundo integrantes do PT, a tendência é que a oficialização da pré-campanha aconteça no centro de convenções do Anhembi, na zona Norte da capital paulista.

O provável candidato à vice na chapa com Lula, Geraldo Alckmin (PSB), deve estar presente no evento. Ele teve seu nome formalizado ao PT como vice na chapa de Lula na última sexta-feira (8).

Lula em Brasília

O ex-presidente desembarcou em Brasília hoje para um jantar com caciques do MDB. O encontro será na residência do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira. Antes do jantar, Lula fez uma visita ao ex-presidente José Sarney.

A ideia de Lula é angariar apoio do MDB para o primeiro turno, mesmo com a legenda tendo o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência.

A expectativa é que caciques da legenda - como Renan Calheiros, Romero Jucá e até mesmo Moreira Franco - participem do encontro com o petista.

Também devem estar no jantar de hoje políticos de outros partidos, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é um dos integrantes da campanha de Lula.

Amanhã Lula visitará o Acampamento Terra Livre (ATL), coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que está montado em Brasilia desde a semana passada.