Topo

Aécio diz não ter nada pessoal contra Doria, mas apoia Leite como candidato

Aécio Neves sinalizou trégua com o ex-governador João Doria -  Marcos Oliveira/Agência Senado
Aécio Neves sinalizou trégua com o ex-governador João Doria Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 08h08

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) disse, em entrevista ao jornal O Globo, que a "questão" dele com o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) "não é pessoal", mas afirmou que é a favor da candidatura de Eduardo Leite (PSDB) como o nome da terceira via para as eleições presidenciais deste ano.

O ex-governador gaúcho foi derrotado pelo paulista nas prévias tucanas em novembro do ano passado, mas, desde então, tem dito que continua na "pista". Na semana passada, ele sinalizou que pode ser vice na senadora Simone Tebet (RS), pré-candidata do MDB.

Desafeto de Doria dentro do PSDB, Aécio é entusiasta da candidatura de Leite, mas agora prega uma trégua para com o ex-governador paulista. Com os acenos, a estratégia do parlamentar é tentar convencer seus colegas de partido de que o nome de Doria é menos competitivo por conta de sua alta rejeição.

Para o mineiro, ainda que Doria tenha vencido as prévias há quatro meses, a eleição interna não reflete mais os anceios do PSDB.

"O PSDB tem dois nomes com a mesma legitimidade. Quem tiver a menor rejeição leva. O retrato do partido de hoje não é aquele das prévias. Se o Doria tivesse condições, teria que ser nosso candidato. Se o Leite não tiver, não será. O que não podemos é nos apegar à realidade formal e tirar o PSDB do jogo. Doria pode não ser candidato agora, mas, dependendo do gesto que fizer, pode ser no futuro. Somos companheiros, não temos que ficar nessa guerra interna", afirmou Aécio a'O Globo.

Segundo o parlamentar, a reprovação ao paulista pode ser "injusta" e "exagerada", mas não pode ser ignorada. Para ele, é preciso que essa rejeição seja reconhecida e seja avaliada a dificuldade para formar palanques estaduais e compor chapas de deputados federais em diversos estados com o nome de Doria.

e pode levar ao encolhimento da legenda nas eleições de outubro. Neste cenário, ele entende que Leite daria ao PSDB uma candidatura competitiva.

Na semana passada, PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil anunciaram que vão lançar uma candidatura única à Presidência. Segundo os partidos, o nome deve ser anunciado no dia 18 de maio.

Eu defendo que seja feita uma pesquisa qualitativa com os representantes de cada partido. Acho que nós temos o melhor nome para esse projeto novo para o Brasil. Mas se o conjunto dessas forças políticas considerarem que tem outro nome melhor, nós temos de admitir também. Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), em entrevista a'O Globo

No ano passado, em meio à campanha das prévias, a temperatura do conflito entre Aécio e Doria voltou a subir. O ex-governador chegou a dizer que disse que o deputado era um "pária" e deveria se afastar do PSDB. Em reposta, o parlamentar respondeu chamando o correligionário de "desqualificado".

Hoje, Aécio diz não ter nada contra o colega de partido. "Minha questão com o ex-governador Doria não é pessoal. Até quero registrar que ele fez um gesto extremamente correto. Logo que fui absolvido das denúncias absurdas que tive de responder, ele me mandou uma mensagem. Cito isso até para dizer que ele tem gestos que são nobres", afirmou.