Topo

Loira do Tchan, Patati e Netinho: os famosos que disputam vaga na política

Silmara Miranda, que já foi a loira do É o Tchan, concorre a vaga como deputada federal - Reprodução/ Instagram @silmara_miranda
Silmara Miranda, que já foi a loira do É o Tchan, concorre a vaga como deputada federal Imagem: Reprodução/ Instagram @silmara_miranda

Colaboração para o UOL

06/04/2022 04h00

As eleições de outubro deste ano se aproximam e novos candidatos começam a aparecer. Em todo o país, figuras já conhecidas no esporte, na música, na televisão e no humor anunciaram agora planos na carreira política.

Se interessou? Veja quem deve se candidatar para uma vaga como parlamentar.

Silmara Miranda

Silmara Miranda e Michelle Bolsonaro em evento da PRF em Brasília nesta quinta-feira (17) - Reprodução/ Instagram @silmara_miranda - Reprodução/ Instagram @silmara_miranda
Silmara Miranda e Michelle Bolsonaro em evento da PRF em Brasília
Imagem: Reprodução/ Instagram @silmara_miranda

Entre eles está Silmara Miranda, ex-loira do grupo de axé É o Tchan. A loira, que é jornalista e concursada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deve deixar os quadros da corporação para se candidatar a deputada federal com um discurso voltado para a segurança pública, pelo Republicanos.

A ex-dançarina também já revelou que pretende, com sua candidatura, incentivar mais mulheres a ingressarem na política.

Em 2021, um ano após tomar posse na PRF, conseguiu uma ascensão (passou a responder pela chefia da comunicação social) que gerou críticas de seus colegas.

Recentemente, postou uma foto ao lado da primeira-dama Michele Bolsonaro, vestida com a farda da PRF, e com o presidente Bolsonaro, com uma legenda apresentando o resultado dos três últimos anos de trabalho da corporação.

Maurício Souza

Maurício Souza, atleta da seleção brasileira de vôlei - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O bolsonarista Maurício Souza
Imagem: Reprodução/Instagram

Outro candidato nas eleições deste ano é o jogador de vôlei Maurício Souza. Ele, que é filiado ao PL do presidente Jair Bolsonaro, e se envolveu em polêmicas no ano passado por declarações homofóbicas nas redes sociais, tentará conquistar a vaga de deputado federal por Minas Gerais.

A princípio, ele falava timidamente sobre a possibilidade de entrar na política, mas na semana passada, em uma postagem nas redes sociais, destacou o novo rumo. O ex-jogador disse que se sente preparado para enfrentar uma grande missão, "representar os mineiros na Câmara Federal e lutar por tudo aquilo que acreditamos e não abrimos mão em nenhuma hipótese: Deus, pátria, família e liberdade".

Os técnicos Joel Santana e Luxemburgo

Joel Santana, experiente treinador do futebol brasileiro - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Joel Santana, experiente treinador do futebol brasileiro, vai estrear na política
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

A disputa eleitoral de 2022 terá nomes como Joel Santana, que vai disputar um cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro, e Vanderlei Luxemburgo, pelo Tocantins.

Ambos fizeram carreira no futebol nacional e internacional. Santana disse em entrevista em março passado que foi convocado para entrar na política e que vê muitas coisas erradas.

Vanderlei Luxemburgo brinca sobre ser torcedor do Flamengo no Flow Sport Club - Reprodução - Reprodução
Luxemburgo se filiou ao PSB para concorrer a um cargo político pelo estado do Tocantins
Imagem: Reprodução

Luxemburgo se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). De origem humilde e neto de um ferroviário sindicalista, ele afirmou durante sua filiação que "quando você fala 'eu quero isso, eu quero aquilo, está sendo egoísta. O 'eu' é pra você. Quando você trabalha em grupo, o 'nós' é fundamental".

Ele disse que a lição foi aprendida no esporte e pode ser aplicada também na política.

Netinho

Netinho e o presidente Jair Bolsonaro (PL) - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Netinho e o presidente Jair Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Twitter

Bolsonarista declarado, o cantor baiano Netinho, que se consagrou com a música Mila nos anos 90, é outra celebridade que vai disputar as eleições deste ano.

Na postagem oficial em redes sociais na qual confirma sua pré-candidatura, ele se intitula 'soldado de Bolsonaro' e diz que se eleito defenderá o povo baiano "seguindo os valores Deus, pátria, família e liberdade".

Maria Paula

Maria Paula no Conversa com Bial  - Reprodução/vídeo - Reprodução/vídeo
Maria Paula no Conversa com Bial
Imagem: Reprodução/vídeo

A atriz e comediante Maria Paula, filiada ao União Brasil, pretende, por sua vez, disputar uma vaga de deputada federal ou mesmo compor uma chapa majoritária.

Maria Paula ganhou visibilidade quando participou do programa humorístico Casseta & Planeta. Ela é embaixadora da paz pelo governo do Distrito Federal.

Marcos Uchôa

Marcos Uchôa em participação durante o Bem Amigos - Repordução/Globo - Repordução/Globo
O jornalista Marcos Uchôa vai disputar uma vaga na Câmara
Imagem: Repordução/Globo

O jornalista Marcos Uchôa, depois de 39 anos de jornalismo, também decidiu enveredar pela política. Ele, que já cobriu guerras e Copas do Mundo, se filiou ao PSB e deve disputar o cargo de deputado federal.

Em entrevistas, Uchôa fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro e disse que "este não é o Brasil que a gente quer".

Jacira Santana, mãe do Gil do Vigor

Gil do Vigor e a mãe, Jacira Santana - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gil do Vigor e a mãe, Jacira Santana
Imagem: Reprodução/Instagram

Mãe do ex-BBB Gil do Vigor, Jacira Santana anunciou filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) e se lançou como pré-candidata a deputada federal por Pernambuco.

Na última semana de março, ela divulgou um vídeo ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva e não escondeu a felicidade. "Foi uma satisfação estar com ele hoje e agradecer por todas as iniciativas que tanto ajudaram a minha família e a família de milhões de brasileiros".

Rinaldi Farias, criador da dupla Patati Patatá

Podemos anuncia filiação do criador de Patati Patatá - Reprodução/Twitter @RenataAbreu1919 - Reprodução/Twitter @RenataAbreu1919
Rinaldo Farias, criador da dupla Patati Patatá, filia-se ao Podemos
Imagem: Reprodução/Twitter @RenataAbreu1919

O empresário Rinaldi Farias, criador da dupla de palhaços Patati e Patatá, se filiou ao Podemos. Logo que anunciou sua pretensão de entrar na política, disse que está tendo conversas para definir uma possível candidatura, mas que adora um desafio e nenhuma possibilidade está excluída.

Lucélia Santos

Lucélia Santos no Conversa com Bial - Reprodução/vídeo - Reprodução/vídeo
Lucélia Santos se filiou ao PSB e vai disputar vaga na Câmara
Imagem: Reprodução/vídeo

A atriz Lucélia Santos, eternizada pela personagem Escrava Isaura, se filiou ao PSB, e também estreia na política.

Em suas redes sociais, ela lançou a pré-candidatura a deputada federal, destacando que luta pelo meio ambiente, florestas e povos indígenas há quase 40 anos.

"Batalho pelos direitos das mulheres numa sociedade tão desequilibrada em espaços", pontuou.