Topo

Bolsonaro se irrita e empurra intérprete de libras em evento do PL; veja

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 11h20Atualizada em 28/03/2022 14h02

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou irritado e empurrou Fabiano Guimarães da Rocha, seu intérprete de libras, quando ele se colocou à frente do mandatário durante um evento do partido realizado ontem, em Brasília.

Com o palco lotado, Guimarães da Rocha abriu espaço entre os presentes para ficar na frente e traduzir para libras o discurso de um dos convidados. Ele acabou ficando na frente de Bolsonaro, que olhou para o intérprete visivelmente irritado e o empurrou para trás.

Guimarães da Rocha lançou sua pré-candidatura a deputado federal pelo DF.

Durante o evento, em clima eleitoral, Bolsonaro afirmou que sua luta é do "bem contra o mal", e não da "esquerda contra a direita". Também criticou pesquisas eleitorais que apontam liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência e elogiou o coronel Carlos Brilhante Ustra, morto em 2015, condenado pela Justiça por tortura durante a ditadura militar.

Sem mencionar as investigações de corrupção envolvendo pastores no MEC (Ministério da Educação), o presidente repetiu que não existe corrupção no seu governo.

Apesar do nome "Movimento Filia, Brasil", o evento antes havia sido anunciado como lançamento da pré-candidatura do presidente à reeleição. Advogados da campanha alteraram o nome para evitar acusação de propaganda eleitoral antecipada e problemas com a Justiça Eleitoral. A lei só permite campanha a partir de 16 de agosto. No sábado, no entanto, o próprio Bolsonaro afirmou que se tratava do lançamento da pré-candidatura.

Mesmo com a mudança no nome, o clima no centro de convenções era de campanha, com música e com o público gritando o nome do presidente, enquanto um apresentador ao estilo de rodeios puxava coros e bradava que Bolsonaro "representa a dignidade do povo brasileiro". O local comporta 4.000 pessoas, mas não estava lotado. A assessoria do PL não informou estimativa de público até este momento.

Guimarães lança pré-candidatura a deputado

Guimarães da Rocha, 42, se filia ao Republicanos hoje, ao lado dos ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) que também integrarão a legenda. Com a filiação, ele lança sua pré-candidatura a deputado federal pelo Distrito Federal.

Ele participará de uma disputa eleitoral pela primeira vez.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro atua em prol da comunidade surda. Autodidata em Libras , ela aprendeu a língua por causa de um tio surdo. Michelle fez o seu discurso em Libras na posse do marido, em janeiro de 2019.

Segundo segundo estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, há 10,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país.

* Com reportagem de Eduardo Militão, do UOL, em Brasília

!-- inicio iframe youtube-->