Desfile de miss na Sapucaí protegerá 160 mil campos de futebol da Amazônia

Mia Mamede contou tudo o que gastou de São Paulo até o fim de sua passagem pela Marquês de Sapucaí. Não se trata de dinheiro, contudo. A Miss Brasil 2022, que desfilou pela G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel, contou todas as suas emissões de carbono, ou seja, tudo o que ela mesma poluiu para que pudesse ser destaque no carro abre-alas da escola de samba.

Por meio de uma metodologia criada pela empresa Prospera + Greener —que possui uma auditoria da multinacional KPMG—, esse valor será revertido em dinheiro e protegerá uma área equivalente a 160 mil campos de futebol de Floresta Amazônica, no município de Apuí, no Amazonas.

"Parte do meu cachê será revertido para comprar esses créditos de carbono e uma parte da Amazônia que vai ser preservada e monitorada por satélites graças ao meu desfile durante um ano", explica a miss.

O trabalho de venda de créditos de carbono já foi feito pela Prospera + Greener em outro evento de massa no país: o GP Brasil de Fórmula 1.

Na terceira edição da parceria, a Prospera + Greener neutralizou cerca de 5.000 toneladas de CO2 emitidas na competição, segundo a empresa.

Depois do Carnaval, o próximo evento que contará com Mia para neutralização de carbono é o São Paulo Fashion Week. Antes, contudo, a miss passa mais uma vez pela Sapucaí no desfile das campeãs neste sábado (17). A escola de samba Vila Isabel garantiu o terceiro lugar na apuração.

Todo o esforço da Vila Isabel é para mostrar que até nessa paixão que é o Carnaval, que aparentemente muitos veem como puro entretenimento, é possível criar um valor para o planeta de maneira inestimável. Leandro de Abreu, CEO da Prospera + Greener

Mia vai da educação ao meio ambiente

Aos 14 anos, Mia Mamede conta que ajudou a fundar uma escola numa pequena comunidade na China, onde morava. A partir dali, ela passou a conhecer os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) e atuar com eles.

Continua após a publicidade

"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis são 17 compromissos firmados por 193 países em 2015 durante o encontro da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU", explica Flora Bitancourt, empreendedora social e sócia da Impact Beyond e do Socialab Brasil.

Mia Mamede, destaque na Vila Isabel
Mia Mamede, destaque na Vila Isabel Imagem: Lucas Teixeira

Entre os compromissos está o da educação de qualidade, o primeiro com o qual Mia teve contato.

"A virada de chave foi durante o Miss Brasil 2022, quando comecei a viajar pelo país. Fui para Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. E foi ali, mergulhada na Amazônia, que me apaixonei pelas causas ambientais", diz.

O maior palco do mundo fala sobre a Amazônia

Quando esteve presente na COP28 (Conferência do Clima) em Dubai, nos Emirados Árabes, por meio de um convite do Pacto Global da ONU, Mia Mamede diz ter conseguido colocar em prática algo fundamental para ela: a comunicação.

Continua após a publicidade

O objetivo da modelo junto à organização da ONU era traduzir tudo o que estava sendo dito na conferência para uma linguagem mais simplificada e que atingisse mais públicos.

"A conversa sobre o clima fica sempre entre as mesmas pessoas e a gente precisa expandir essa bolha", comenta.

Foi justamente essa preocupação que a levou a topar o desafio proposto pela Prospera + Greener de levar o debate ambiental para a Marquês de Sapucaí.

O Carnaval é um dos maiores palcos do planeta. Se está todo mundo olhando para mim nesse momento, deixa eu inserir aqui de uma forma divertida e criativa essa mensagem porque dessa forma a gente chega em mais pessoas. Mia Mamede, Miss Brasil 2022

Além de ter sido destaque no carro abre-alas da Vila Isabel, Mia também marcou presença no carro alegórico "Quando Acaba a Criação Desaparece o Criador", que evidencia a preocupação com o meio ambiente devido à poluição, às emissões de CO2 e ao lixo.

O desfile das campeãs acontece neste sábado, 17, a partir das 22h —horário do desfile da Unidos de Vila Isabel. Além da escola, também passarão pela Marquês de Sapucaí Portela, Acadêmicos do Salgueiro, Acadêmicos do Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense e a grande campeã Unidos de Viradouro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes