SUS é a maior conquista da democracia brasileira, diz Drauzio Varella

Em meio aos desafios da pandemia de covid-19, o sistema de saúde brasileiro, notadamente o SUS, foi posto à prova. Em entrevista exclusiva, o doutor Drauzio Varella conversa com Cris Bartis sobre política de saúde até a desigualdade no acesso.

Analisando a importância do SUS, Drauzio destaca a forma rápida como o sistema entrou em ação durante a pandemia. "O SUS deu uma grande demonstração de agilidade. Foi possível organizar os serviços de saúde rapidamente a toque de caixa", diz o médico, para quem o SUS é uma verdadeira ferramenta de distribuição de renda do Brasil. "Ele é fundamental para a democracia brasileira".

Citando exemplos de cidades brasileiras que eliminaram filas através de políticas bem organizadas, Drauzio afirma que organização, preparação e uma mudança de mentalidade são cruciais para criar um sistema de saúde eficiente e equitativo.

A conversa é a primeira de 8 entrevistas especiais que serão publicadas semanalmente por ECOA e são fruto de uma parceria com o Pacto Global da ONU para tratar de temas urgentes para a sociedade.

Deixe seu comentário

Só para assinantes