Topo

Sexta 13: Empresa doa plano de saúde para quem adotar gatos pretos

Justin Alexander (foto) é um dos gatos pretos disponíveis para adoção na Catland.  - Divulgação/Catland
Justin Alexander (foto) é um dos gatos pretos disponíveis para adoção na Catland. Imagem: Divulgação/Catland

Giacomo Vicenzo

De Ecoa, Em São Paulo (SP)

13/01/2023 10h31

Os gatos pretos representam 21% dos bichanos que estão em lares e ONGs de adoção, a pesquisa foi feita pela marca Petlove, do ramo de pet shop, que fez um levantamento em 18 instituições.

Para além da espera por um lar, os gatos de pelagem preta nessa condição foram vítimas de maus tratos e abandono na maioria das vezes, de acordo com o estudo feito pela empresa.

Pensando nesse cenário, para desmistificar a crença de que gato preto traz má sorte, a empresa fechou uma parceria com a ONG brasileira Catland e desenvolveu a ação: Black Cat Friday, que oferece descontos de 50% em produtos no dia (13/01) - e traz a história de gatinhos que esperam por adoção estampadas nesses vouchers promocionais para incentivar a adoção.

Além disso, os tutores que adotarem os gatos pretos da ONG até o fim desta semana ganham uma forcinha para levar o novo integrante para casa: um ano de plano saúde grátis da Petlove. Entre os atendimentos disponíveis estão vacinas e exames.

Ao todo há sete gatos pretos na Catland que esperam por adoção. Entre eles, estão: o Justin Alexander, um gatinho carinhoso com cerca de quatro anos e que sofre de Felv (leucemia felina); e Colin, uma gatinha tímida que tem sete anos de idade.

Gatos pretos são menos adotados

"Precisamos desconstruir os mitos que envolvem os gatos pretos - que nada têm a ver com azar ou má sorte. Isso só contribui para a disseminação do preconceito e, por consequência, dos maus tratos e abandono desses animais, que muitas vezes passam anos aguardando um novo lar nos abrigos, chegando até mesmo ao fim da vida sem nunca encontrar um tutor", diz em nota Jade Petronilho, médica-veterinária da Petlove.

Quem adotar Colin (foto) amanhã ganhará um ano de plano de saúde pet para a gatinha. - Divulgação/Catland - Divulgação/Catland
Quem adotar Colin (foto) amanhã ganhará um ano de plano de saúde pet para a gatinha preta.
Imagem: Divulgação/Catland

De acordo com a ONG, que luta pelo controle populacional de gatos de rua e adoção de animais abandonados, os felinos com pelagem totalmente preta ou totalmente branca têm mais dificuldades para encontrar um lar em comparação com os de outras cores.

Como adotar?

Para conhecer os gatos pretos que fazem parte da ação, acesse o site da marca. Para conferir todos os gatos que esperam por adoção na instituição, basta acessar o site da ONG Catland, onde também é possível conferir o passo a passo de como adotar o seu novo amigo felino.