PUBLICIDADE
Topo
Iniciativas que inspiram

Iniciativas que inspiram

Disk-Árvore tem meta ousada de arborizar 90% de Goiânia; peça na sua cidade

Goiânia prevê meta ousada de plantar árvores de 90% das calçadas em dois anos; serviço é disponível em outras capitais - Mauro Junio/Divulgação
Goiânia prevê meta ousada de plantar árvores de 90% das calçadas em dois anos; serviço é disponível em outras capitais Imagem: Mauro Junio/Divulgação

Marcos Candido

De Ecoa, em São Paulo

29/06/2021 06h00

Desde junho, os moradores de Goiânia podem pedir o plantio de até duas mudas de árvores por meio do WhatsApp. A meta é que 90% das calçadas sejam arborizadas nos próximos dois anos. Segundo a prefeitura, inicialmente serão plantadas 5 mil espécies nativas do Cerrado.

A capital de Goiás não é a única a oferecer o serviço de plantio. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro há serviços similares, embora nem sempre seja uma tarefa tão fácil requisitá-las. Saiba como a seguir.

Disque-Árvore de Goiânia: como funciona?

O morador de Goiânia envia uma solicitação de até duas plantas e fotografias do local para o número (62) 99330-7995. A Agência Municipal do Meio Ambiente faz uma análise das fotografias e indica a espécie mais adequada para o plantio. Após o pedido, a equipe entrega as mudas na casa do morador e o ajuda a plantar, oferecendo, inclusive, compostagem.

Segundo a coordenadora Wanessa Avieiro, bióloga da prefeitura, as árvores melhoram a qualidade do ar, beneficiam a saúde mental dos moradores e preservam a flora e a fauna diversa do Cerrado. No "Disque-Árvore", a preferência é para espécies nativas do bioma, mas há também exóticas. Entre elas, a quaresmeira, o lanterneiro... Depende da calçada.

Van do Disque-Árvore de Goiânia; morador pode acionar um WhatsApp - Divulgação - Divulgação
Van do Disque-Árvore de Goiânia; morador pode acionar um WhatsApp
Imagem: Divulgação

"Como as árvores estão ligadas à melhoria da qualidade de vida do morador, é dever do poder público facilitar a obtenção de uma", diz Wanessa. No futuro, quando estiverem grandes, bastará acionar o serviço de poda feito pelo município. "O papel do morador será só o de regar e cuidar", diz.

Goiânia é a cidade mais arborizada do país entre os municípios com mais de 1 milhão de habitantes. Cerca de 90% da população da cidade tinha acesso a uma área verde, de acordo com IBGE. Logo após, vem Campinas, no interior de São Paulo, com áreas verdes que atendem a 88% da população.

Como pedir uma "árvore"

É possível receber mudas ou pedir o plantio de uma árvore em calçadas, parques e áreas comuns nas grandes cidades. Assim como Goiânia, capitais como São Paulo e Rio de Janeiro mantêm viveiros com espécies que podem ir para a calçada.

Normalmente, as prefeituras têm secretarias dedicadas ao meio ambiente para realizar o plantio de obras. Embora nem sempre seja simples como uma mensagem por WhatsApp, os benefícios duram gerações. Saiba como plantar uma árvore em algumas capitais brasileiras onde há programas abertos para o plantio.

Campo Grande (MS)

Para esclarecimento de dúvidas sobre como plantar uma árvore na capital de Mato Grosso do Sul, é preciso telefonar para o número (67) 4042-1323 e pelo e-mail gfav.semadur.pmcg@gmail.com

Cuiabá (MT)

Diferentemente de outras capitais, as mudas em Cuiabá são oferecidas pelo programa "Verde Novo" do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Para receber uma muda e mais informações, é preciso escrever para verdenovo@tjmt.jus.br

Curitiba (PR)

O curitibano pode telefonar para o número 156 e pedir pelo aplicativo Curitiba 156. Para solicitar, é preciso informar nome, endereço e retirar a muda no Horto Municipal da Barreirinha.

Distrito Federal

Para mais informações sobre como participar de ações de doação de muda, é preciso telefonar para (61) 3403-2300

Florianópolis (SC)

Na capital de Santa Catarina, é preciso entrar em contato pelo e-mail depapfloram@gmail.com ou pelo telefone 3225-0322 para mais informações.

Fortaleza (CE)

Os interessados em ter uma árvore na calçada em Fortaleza podem enviar e-mail para plano.arborizacao@fortaleza.ce.gov.br ou ligar para o número (85) 3452.6910. O plantio e a escolha das mudas é escolhido pelos técnicos da prefeitura.

Maceió (AL)

Na capital de Alagoas, é preciso telefonar para a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável no número (82) 3312-5380 e se informar sobre ações de plantios.

Manaus (AM)

Em Manaus, a prefeitura conta com o projeto Arboriza Manaus que pretende plantar 10 mil mudas. Para saber como participar do plantio, é preciso escrever para semmas@pmm.am.gov.br, telefonar no número (92) 3236-7060.

Porto Alegre (RS)

Na capital gaúcha é preciso informar nome, endereço e um telefone de contato para entrar na fila de pedidos de árvores de Porto Alegre. Para solicitar, é preciso telefonar para o número 156, escrever para mams@portoalegre.rs.gov.br.

Recife (PE)

Em Recife, a solicitação de uma muda pode ser feita por meio do telefone 156. Para solicitar, basta indicar o endereço e técnicos da prefeitura vão até o local analisar a viabilidade.

São Luís (MA)

No Maranhão, para solicitar uma muda basta telefonar para o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) nos telefones (98) 9 9186-6892 / 99177-0375

São Paulo (SP)

Cada morador de São Paulo tem direito a até 5 (cinco) mudas de árvores. Para solicitar, é preciso enviar documentos e fotografias. Para mais informações, telefone para o número 156. O serviço é gratuito.

Rio de Janeiro (RJ)

O morador carioca pode solicitar o plantio de árvore pelo telefone 1746 ou pela internet em www.1746.rio. Para solicitar, é preciso informar nome completo, endereço e largura da calçada.

Vitória (ES)

A prefeitura da capital do Espírito Santo faz o plantio e manutenção de árvores no município. Para solicitar, é preciso telefonar e obter mais informações a partir do telefone 156.

Belo Horizonte (MG)

O belo-horizontino pode pedir uma árvore por meio do aplicativo "PBH App" disponível para Android ou na página de serviços da prefeitura de Belo Horizonte. Para solicitar, é preciso informar o endereço, a quantidade de árvores desejadas e a espécie de preferência (a decisão caberá aos técnicos da Prefeitura).

Iniciativas que inspiram