Topo

Noah Scheffel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A bota de salto alto de Marcos Frota e o que ela nos diz sobre gênero

Escobar (Marcos Frota) em O Clone - Divulgação
Escobar (Marcos Frota) em O Clone Imagem: Divulgação

02/08/2023 13h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O "buzz" no calçado que Marcos Frota foi visto usando, uma chamada "bota de salto masculina", nos mostra como a cultura de "como homens e mulheres devem se comportar, vestir e agir" ainda é extremamente presente em tudo.

Esse é por anos um molde disseminado na nossa sociedade, servindo apenas para reforçar estereótipos de gênero, que por consequência aumentam as desigualdades e deixam de fora dessa mesma sociedade outras expressões de gênero e violenta quem "foge dessa norma".

A imagem de um homem usando uma bota de salto é algo que foge aos padrões tradicionais de masculinidade que temos vivenciado. A reação pública, em notícias em portais e páginas de redes sociais, mostra pra todas as pessoas que nós ainda temos um choque com relação à quebra desses padrões - algo que deveria ser natural, uma vez que tais estereótipos nem deveriam existir.

E pior, ainda reforça o padrão não apenas pelos comentários depreciativos, piadas e questionamentos sobre masculinidade do ator. Mas reforça também ao chamar uma bota de "masculina". Afinal, ela é para usar no pé e não na genitália, mesmo que genitália definisse gênero (o que não é verdade).

E esse tem sido um dos grandes problemas com relação à quebra de estereótipos de gênero: nós nem sequer ainda conseguimos tirar o gênero de roupas, de calçados, de brinquedos. Ainda chamamos roupas de masculinas ou femininas, brinquedos de menina ou menino, e assim por diante, aprisionando as pessoas em caixas pré-concebidas, sufocando suas individualidades e autenticidades.

Numa época em que lutamos tanto por equidade de gênero através do feminismo, por exemplo, de encontro com ainda temos a questão da performance da masculinidade, da masculinidade tóxica, e esse início de discussão necessária que se dá ainda de forma muito lenta.

Marcos Frota usa sapato de salto alto - Adão/AgNews - Adão/AgNews
Marcos Frota usa sapato de salto alto
Imagem: Adão/AgNews

Temos de avançar mais rápido pois essa discussão atravessa questões como a violência, o silenciamento, as paternidades, a representação perante demais pessoas, o não acesso à saúde masculina, a comunidade LGBTQIAPN+, o mercado de trabalho, e outros. Precisamos urgentemente falar sobre masculinidades!

Para criar uma sociedade mais equânime e inclusiva, é essencial repensar nossas crenças e questionar os estereótipos que nos cercam.

A desconstrução desses padrões ultrapassados é uma tarefa coletiva que requer empatia, educação e respeito. Podemos começar por aceitar que não há uma única maneira "correta" de ser homem ou mulher ou qualquer outro gênero. Cada pessoa é única e tem o direito de se expressar da maneira que quiser.

A história de Marcos Frota usando uma "bota de salto masculina" é uma amostra real e recente de que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar uma sociedade livre de estereótipos de gênero.

Que seja também um lembrete para que percebamos que os passos dessas botas, têm pressa.

*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "OESTE", nova série em vídeos do UOL, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o Centro-Oeste brasileiro. Assista:

Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol