Noah Scheffel

Noah Scheffel

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Proteger a saúde mental de crianças é responsabilidade de toda a sociedade

Aviso: este texto aborda assuntos sensíveis.

O debate sobre ideação e suicídio infantil no Brasil é uma chamada urgente para uma ação coletiva abrangente. É um tema sensível que exige não apenas atenção, mas também uma profunda reflexão sobre as raízes desse problema complexo e devastador.

Primeiramente, é crucial reconhecer que a ideação suicida entre crianças não surge do nada. É o resultado de uma interação complexa de fatores individuais, familiares, sociais e culturais. Questões como bullying, pressão acadêmica, problemas familiares, exposição à violência e falta de acesso a serviços de saúde mental desempenham um papel significativo na vulnerabilidade das crianças à ideação suicida.

É importante estar atento a comportamentos que podem ser sinais da ideação suicida infantil e agir buscando atendimento especializado. Alguns desse sinais se dão como mudanças de humor, isolamento social, alteração no sono, medos intensos, alteração no apetite, falta de energia, regressão no desenvolvimento, quadros de ansiedade, dificuldade de concentração, comportamentos auto lesivos, comportamentos destrutivos, dificuldade no desempenho escolar, e expressões de pensamentos negativos.

Os dados fornecidos pelos órgãos governamentais e de saúde pública no Brasil oferecem uma visão preocupante da situação da ideação e do suicídio infantil no país. De acordo com o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) do Ministério da Saúde, o suicídio é uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes brasileiros. Embora as taxas de suicídio infantil sejam geralmente mais baixas do que as de outras faixas etárias, a gravidade do problema não deve ser subestimada.

Dados do SIM revelam que, entre 2000 e 2019, houve um aumento constante nas taxas de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos no Brasil. Em 2019, por exemplo, foram registradas 1.470 mortes por suicídio nessa faixa etária. Além disso, estudos sugerem que para cada suicídio consumado, há muitos mais casos de ideação suicida e tentativas de suicídio entre crianças e adolescentes.

A educação é fundamental. Devemos capacitar parentalidades, educadores e profissionais de saúde para reconhecer os sinais de ideação suicida e fornecer o suporte adequado. Isso envolve não apenas treinamento em saúde mental, mas também a promoção de ambientes seguros e acolhedores onde as crianças se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e preocupações.

Além disso, devemos enfrentar a estigmatização e o tabu que cercam o tema do suicídio, especialmente quando se trata de crianças. O silêncio e a negação só perpetuam o problema, impedindo que as crianças recebam o apoio e os recursos de que precisam desesperadamente.

Também é essencial garantir o acesso equânime a serviços de saúde mental de qualidade em todo o país. Isso significa investir em recursos comunitários, programas escolares de apoio emocional e atendimento psicológico acessível para todas as crianças, independentemente de sua origem socioeconômica ou geográfica.

Continua após a publicidade

Diante desses desafios, é imperativo que as autoridades de saúde pública, educadores, profissionais de saúde e comunidades em todo o Brasil se unam para enfrentar o problema da ideação e do suicídio infantil. Isso requer investimentos substanciais em programas de prevenção, que vão além do acesso equânime a serviços de saúde mental, mas que cheguem à educação pública sobre saúde mental e desestigmatização da conversa sobre suicídio.

A coleta contínua de dados e análises aprimoradas também são essenciais para entender melhor as tendências e os fatores de risco associados à ideação e ao suicídio infantil, permitindo uma resposta mais eficaz e direcionada.

Em última análise proteger a saúde mental infantil é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade. Somente através do compromisso conjunto e da ação coordenada podemos esperar reduzir o impacto devastador da ideação e do suicídio infantil de nossas crianças.

Em casos onde se nota a presença de ideação suicida, é fundamental buscar ajuda imediatamente. Aqui estão algumas opções de quem procurar:

Linhas de apoio e serviços de emergência: Linhas diretas de prevenção ao suicídio, como o CVV (Centro de Valorização da Vida) no Brasil, oferecem suporte emocional confidencial 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, serviços de emergência, como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e unidades de pronto-atendimento estão disponíveis para situações de crise imediata.

Profissional de saúde mental: Psicólogos, psiquiatras, terapeutas e conselheiros são profissionais treinados para lidar com problemas de saúde mental, incluindo ideação suicida. Eles podem oferecer avaliação, suporte emocional e intervenções terapêuticas apropriadas.

Continua após a publicidade

Médico de família ou clínico geral: Um médico de família pode oferecer uma avaliação inicial e encaminhar para um especialista em saúde mental, se necessário. Eles também podem fornecer informações sobre tratamentos e recursos disponíveis na comunidade.

É importante lembrar que a ideação suicida é uma emergência médica e deve ser tratada com seriedade. Não hesite em buscar ajuda imediata se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando esse tipo de pensamento.

Procure ajuda

Entre os profissionais que tratam de saúde mental e instituições especialistas em prevenção ao suicídio, é unânime a ideia de procurar (ou orientar) ajuda específica sempre que sentir necessidade de acolhimento (ou perceber que alguém precisa). Aqui mais alguns canais para receber atenção e auxílio:

Mapa da Saúde Mental, que traz uma lista de locais de atendimento voluntário online e presencial em todo país.

Pode Falar, um canal lançado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Funciona de forma anônima e gratuita, indicando materiais de apoio e serviço.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes