Noah Scheffel

Noah Scheffel

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Inteligência artificial e diversidade: uma boa ou má combinação?

Muito se pode questionar se a IA (inteligência artificial) ajuda ou prejudica as pautas de diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Ou talvez você nem tenha pensado nisso, enquanto a grande parte deste mesmo mercado abraça cada vez mais a IA em seus processos e projetos. A questão é que a IA possui um potencial gigantesco quando falamos de diversidade e inclusão, e esse potencial é tanto para o bem, quanto para o mal.

À medida que as empresas se esforçam para criar culturas mais inclusivas e equânimes, a IA pode desempenhar um papel fundamental nesse processo, oferecendo soluções inovadoras e abordagens transformadoras. Porém, essas abordagens, se não bem desenhadas e monitoradas, podem acabar reproduzindo aquilo que a sociedade faz, como ela é, e como ela age em qualquer campo onde a nossa inteligência humana, e não robótica, é utilizada.

Um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é a mitigação dos vieses inconscientes que podem influenciar as tomadas de decisões. Vieses inconscientes são pensamentos que influenciam nossas decisões e comportamentos de forma automática e involuntária. Eles são moldados por nossas experiências, ambiente social e cultural, e podem afetar diversas áreas da vida, incluindo o ambiente de trabalho. Nesse último caso, os vieses podem ajudar ou atrapalhar nos processos de contratação e promoção de pessoas. Aqui, a IA pode oferecer uma vantagem crucial: algoritmos podem ser treinados para identificar e neutralizar vieses nos processos de recrutamento e de avaliação, promovendo uma seleção baseada em competências que venhamos a configurar e atribuir previamente ao processo, tornando ele mais justo para todas as pessoas envolvidas.

Outra vantagem para ambientes mais inclusivos é que, ao analisar conjuntos de dados, a IA pode identificar padrões de discriminação e oferecer soluções ou caminhos para aprimorar as práticas de contratação e criação de senso de pertencimento de talentos dentro da organização, combatendo de vez os preconceitos estruturais e organizacionais que tenham passado despercebidos pelas áreas responsáveis.

Além disso, a IA pode facilitar a adaptação de locais de trabalho para melhor acomodar pessoas com deficiências. Tecnologias como reconhecimento de voz e legendas automáticas podem tornar os ambientes mais acessíveis para pessoas com deficiências auditivas ou visuais. Ao investir em soluções de IA voltadas para a acessibilidade, as empresas criam espaços de trabalho mais inclusivos para todas as pessoas funcionárias e isso se reflete até mesmo nas pessoas consumidoras, que acabam por consumir um produto ou serviço que foi feito por todas as pessoas da sociedade em seus mais diferentes recortes.

Sistemas de recomendação baseados em IA podem oferecer oportunidades personalizadas de desenvolvimento de carreira, levando em consideração as habilidades, interesses e necessidades individuais de cada pessoa funcionária. Isso não apenas aumenta o engajamento e a satisfação de todos, mas também ajuda a criar uma cultura de inclusão, onde as pessoas se sintam valorizadas e apoiadas em seu crescimento profissional.

Porém, a IA aprende conosco como agir e, por isso, a potencialidade para que ela venha a fazer mal para a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho existe e é um medo real. Assim como ela pode ser treinada para combater vieses, trabalhar dados para buscar padrões preconceituosos, fazer com que sistemas sejam acessíveis e justos, existe um grande risco dos chamados preconceitos algorítmicos.

Assim como a IA aprende rapidamente coisas boas com o ser humano, ela também aprende aquilo que temos, digamos, de não tão bom assim. Com isso posto, a IA pode aprender a ser racista, capacitista, lgbtfóbica e possuir tantos preconceitos quanto um humano poderia. A diferença é que neste caso o tamanho do "estrago", pensando na quantidade de pessoas que a IA alcança ou na potência de propagação que tem, é enorme e pode prejudicar muita gente.

Em resumo, se não bem treinada e implementada, a IA só serve para reproduzir, em gigantesca escala, o que o ser humano teria de pior para oferecer para a sociedade. E falando em diversidade e inclusão, estamos falando de preconceito e intolerância.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes