PUBLICIDADE
Topo

Mari Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que é o Dia dos Namorados para pessoas LGBT+?

Coluna Mari Rodrigues - O que é o Dia dos Namorados para pessoas LGBT+? - iStock
Coluna Mari Rodrigues - O que é o Dia dos Namorados para pessoas LGBT+? Imagem: iStock

Mari Rodrigues

12/06/2021 06h00

Hoje, 12 de junho, é uma das datas comerciais mais importantes do ano aqui no Brasil: o Dia dos Namorados, e cá estou eu falando novamente de amores LGBT+. Fico me perguntando se há relacionamentos possíveis no nosso grupo, e queria desenvolver melhor isso.

Conversando com pessoas amigas, vi que há relacionamentos bons e saudáveis na nossa comunidade. Há quem lute para manter um bom convívio, mesmo que às vezes dê raiva. Há quem lute para poder amar livremente, apesar do mundo.

O Dia dos Namorados para as pessoas LGBT+ é sobre isso: amar livremente apesar do mundo cruel. Enquanto pessoas ainda são agredidas, assassinadas e torturadas por demonstrarem amor ou mesmo por quererem um amor que nunca vem, nossa missão de tornar o mundo mais tolerante não será cumprida.

Já falei algumas vezes sobre minhas desilusões amorosas e sobre como tenho lidado com elas. Ainda sou uma apaixonada, e isso inclusive me ajudou a ter uma distração durante a pandemia. Acostumei-me com a vida de solteira, mas sempre esperançosa.

Poderia ser mais otimista quando vejo pessoas LGBT+ do meu convívio em bons relacionamentos, cheios de amor. Poderia pensar no colega que desmistifica o amor que tem pelas pessoas trans e talvez seja o impulso que algumas pessoas precisam para expressar seus sentimentos de forma aberta.

Para as pessoas que namoram, curtam o dia em segurança. Para as pessoas solteiras como eu, passem o dia em segurança.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL