Prêmio UOL Carros 2020

Conheça os indicados a melhores do ano em 13 categorias

Do UOL, em São Paulo (SP) Mariana Pekin/UOL

Os melhores de 2020

O Prêmio UOL Carros mantém a tradição de prestigiar os destaques do mercado automotivo no ano e chega a sua quarta edição em 2020. Devido à pandemia de coronavírus, o evento será realizado pela primeira vez de maneira totalmente virtual, respeitando as normas de distanciamento social.

O evento ocorrerá no dia 15 de dezembro, com transmissão ao vivo nos canais de UOL e UOL Carros no Youtube e Facebook, além das respectivas homepages.

O júri composto por 19 jornalistas especializados no setor automotivo escolherá os melhores em 13 categorias, com três finalistas em cada uma delas.

Também será entregue o prêmio da categoria "Melhor Pós-Venda", com vencedor definido pelo público através de votação na página de UOL Carros entre os dias 20 de novembro e 14 de dezembro.

Nesta reportagem especial, conheça os indicados de cada categoria, selecionados pela equipe do UOL Carros considerando os critérios de "design", "custo-benefício", "tecnologia e conectividade", "desempenho" e "consumo".

Arte UOL Arte UOL

Se 2019 foi repleto de novidades entre os hatches compactos, 2020 teve poucas estreias. Mesmo assim, a principal delas era um dos lançamentos mais aguardados do ano.

O novo Peugeot 208 elevou o sarrafo da categoria. Fabricado na Argentina, ele trouxe design em sintonia com a Europa, nova plataforma modular (que será aproveitada nos futuros lançamentos do grupo PSA) e um nível de refinamento até então inexistente na gama de compactos da empresa.

Sem mudanças estéticas desde seu lançamento, o Volkswagen Polo trouxe uma importante versão em 2020. O Polo GTS revive a mítica sigla famosa em modelos do passado, como Passat e Gol. Além do visual exclusivo (cuja semelhança é grande com o Polo GTI europeu), o carro traz o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm para divertir quem está atrás do volante.

Por fim, o terceiro indicado é o Fiat Mobi. O modelo de entrada da marca ganhou a primeira atualização visual desde sua estreia. Mudaram grade frontal (que segue o padrão inaugurado pela nova Strada) e para-choque dianteiro. Além disso, o subcompacto ganhou a inédita versão Trekking, que aposta no apelo aventureiro para turbinar as vendas do Mobi.

Arte UOL Arte UOL

O novo Nissan Versa foi a grande novidade entre os sedãs compactos. Completamente repaginado, ele aposta no estilo esportivo (com linhas que remetem ao Kicks) e na relação custo-benefício ao oferecer valores competitivos e conteúdo generoso.

Líder da categoria, o Chevrolet Onix Plus ganhou uma nova versão na linha 2021. O Onix Plus Midnight repete a receita aplicada com sucesso em modelos como S10, Tracker e Equinox. Ele está à venda exclusivamente na cor preta, que também aparece em vários detalhes externos, como rodas e até na gravatinha tradicionalmente dourada da Chevrolet.

O Caoa Chery Arrizo 5 é o terceiro competidor pelo Prêmio UOL Carros. Fabricado no Brasil, ele traz linhas modernas, motorização turbo e um pacote atraente de equipamentos de série. O preço também é outro atrativo na tentativa de desbancar os rivais mais tradicionais.

Arte UOL Arte UOL

Em um ano de poucas novidades na categoria, o Caoa Chery Arrizo 6 ganhou os holofotes. Moderno e espaçoso, o sedã oferece sofisticação, desempenho e tecnologia acima dos padrões praticados pela marca até então. É com ele que a montadora pretende roubar clientes da dupla Corolla-Civic, que há anos domina as vendas.

E já que falamos em Honda Civic, o modelo lançado em 2015 fecha seu quinto ano de vida sem novidades no design. Mesmo assim, a marca não o deixou de lado e promoveu mudanças na gama de versões do carro, que volta a ter a configuração de entrada LX e novidades no esportivo Si.

Por fim, o novo Kia Cerato foi uma grata surpresa na categoria. Com design mais esportivo (nitidamente inspirado no Stinger), o carro resolveu a falta de desempenho com a adoção do motor 2.0 de 163 cv. Bem acabado e espaçoso, ele traz um dos maiores porta-malas da categoria.

Arte UOL Arte UOL

O ano de 2020 foi um prato cheio para quem gosta de SUVs. No segmento de utilitários esportivos compactos, dois modelos dividiram o protagonismo.

O novo Chevrolet Tracker estreou em março por meio de um evento virtual realizado no começo da quarentena. Completamente repaginado, o carro trouxe tecnologias ao segmento, como a internet 4G com Wi-Fi a bordo. Também chegou com a inédita motorização 1.2 turbo nas versões mais caras - atualmente restrita apenas à configuração topo de gama Premier.

Alguns meses depois foi a vez do Volkswagen Nivus fazer sua estreia. Desenvolvido inteiramente no Brasil para ser vendido no mundo inteiro, o SUV cupê compacto foi o pioneiro da categoria entre os modelos feitos no país. O design ousado e os preços agressivos fisgaram muitos clientes que estavam de olho em outros modelos.

Entre as duas novidades houve também o lançamento do novo Duster. O SUV da Renault deu um salto de qualidade em relação ao seu antecessor ao combinar design atraente, mais conteúdo e um nível de acabamento muito superior. Foi assim que ele conseguiu subir de patamar e até ameaçar modelos mais caros.

Arte UOL Arte UOL

Coincidentemente, dois modelos de origem chinesa roubaram a cena entre os SUVs médios.

O Ford Territory estreou no país em agosto vindo diretamente da Ásia. Projetado pela JMC, o carro tem design moderno, amplo espaço interno e uma generosa lista de equipamentos, que inclui até câmera com visão em 360 graus. O motor 1.5 turbo é inédito na linha Ford, assim como o câmbio do tipo CVT.

Feito no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 8 oferece espaço de sobra para sete pessoas a preço de SUV médio. Bonito e bem equipado, ele vem com itens como ar-condicionado digital, teto solar e carregador de celular por indução. Assim como o Territory, o Tiggo 8 aposta na motorização turbinada - no caso um 1.6 de 187 cv.

O terceiro competidor é um velho conhecido dos brasileiros. O Jeep Compass é líder absoluto da categoria e se manteve na ponta mesmo com a chegada de novos rivais. Neste ano, o SUV trouxe pequenas novidades nas versões, mas suficientes para garantir um lugar entre os três melhores do ano.

Arte UOL Arte UOL

O mercado pede por SUVs e as montadoras estão ciente disso. E é claro que no mercado de luxo não é diferente.

Neste ano, a Audi finalmente trouxe o novo Q3 para o Brasil. Revelado em julho de 2018, o SUV chegou aqui neste ano. Importado da Hungria, o carro é feito sobre a moderna plataforma MQB, compartilhada com vários modelos do Grupo Volkswagen. Disponível em três versões de acabamento, ele é trazido apenas com o motor 1.4 turbo de 150 cv.

Quase no fim de 2020 foi a vez da Mercedes-Benz lançar um novo modelo. O GLB compartilha a base com o novo Classe A e traz um motor 1.3 turbo de 163 cv, que estreou por aqui no Classe A Sedan. Seu principal atrativo é o amplo espaço interno: o carro de linhas mais retas oferece espaço para até sete passageiros.

Já a Volvo apresentou boas novidades para a gama XC40. O destaque foi a chegada do XC40 T5 híbrido, confirmando a aposta da marca nos veículos eletrificados. O SUV combina um motor 1.5 turbo de 180 cv com um motor elétrico de 82 cv, resultando em uma potência total de 262 cv. A autonomia no modo 100% elétrico pode chegar a 47 quilômetros.

Arte UOL Arte UOL

A nova geração da Fiat Strada foi um dos maiores lançamentos de 2020. Renovada depois de longos 22 anos, a picape leve trouxe várias melhorias frente à antiga geração, que permanece em linha como versão de entrada. Agora com cabine dupla "de verdade" e quatro portas, a Strada é vendida em três versões de acabamento e duas motorizações. Destaque para a 1.3 Firefly que equipa as configurações Freedom e Volcano.

Entre as picapes médias, a Mitsubishi L200 foi reestilizada e veio acompanhada de melhorias. Além do estilo mais harmonioso (e belo), agora ela pode vir com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Nada mudou no motor 2.4 turbodiesel, mas o antigo câmbio automático foi trocado por uma caixa de seis marchas.

Fecha a trinca dos indicados a Volkswagen Amarok V6. Apesar de não ter mudanças significativas no projeto desde 2010, ela voltou às manchetes neste ano com a estreia do motor V6 atualizado. Com 258 cv, o modelo se tornou a picape média mais potente à venda no país.

Arte UOL Arte UOL

O ano começou acelerado para a Ford, que trouxe o Mustang Black Shadow direto dos EUA. O cupê é uma edição comemorativa dos 55 anos do esportivo, que é movido por um motor 5.0 V8 de 466 cv. Como diferenciais, ele traz adesivos na carroceria e detalhes em preto, como as rodas de 19 polegadas e até o emblema do cavalo na grade frontal.

O Porsche 911 trouxe novidades interessantes neste ano. Entre elas está a versão Turbo S, que já está disponível no país. Com um motor 3.8 biturbo de 650 cv (um ganho de 70 cv em relação à geração anterior), o esportivo precisa de apenas 2,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Já pode ser comprado por aqui por mais de R$ 1,3 milhão.

E como estamos falando de carrões alemães, saiba que o Audi R8 é o terceiro indicado. A primeira reestilização da geração lançada em 2015 chegou ao Brasil com o motor V10 de 610 cv. Segundo a Audi, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega aos 330 km/h. O preço? Mais de R$ 1,2 milhão.

Arte UOL Arte UOL

É cada vez maior o número de veículos híbridos e elétricos no mercado brasileiro. Neste ano, três importantes lançamentos disputam o Prêmio UOL Carros.

O Audi e-tron é o primeiro modelo 100% elétrico vendido pela marca alemã no país. Disponível em duas versões (Performance e Performance Black), ele tem dois motores elétricos que entregam 408 cv. A autonomia é de 436 km (segundo o ciclo WLTP) em um conjunto de baterias de 95 kW.

Poucos meses depois foi a vez do Mercedes-Benz EQC chegar ao Brasil. O SUV é baseado no GLC, mas traz 70% de peças novas. Movido por dois motores elétricos, o modelo tem potência de 408 cv e 67,7 kgfm de torque máximo. Quando plugado no carregador de 7,2 kW vendido juntamente com o carro, o EQC precisa de 7,5 horas para ser completamente carregado.

Por fim, a JAC iEV330P merece destaque por ser a primeira picape 100% elétrica à venda no mundo. O motor elétrico tem 150 cv e 33,6 kgfm de torque máximo, enquanto a autonomia estimada é de 320 quilômetros. Segundo a JAC, o foco principal da picape está no uso para trabalho de grandes empresas.

Arte UOL Arte UOL

Se o mercado pede por SUVs, nada mais natural do que dois dos três postulantes na categoria de importados serem? SUVs.

A nova geração do BMW X6 desembarcou no país neste ano. Importado dos Estados Unidos, o crossover foi lançado na versão xDrive40i, que traz um motor 3.0 biturbo de seis cilindros. São 340 cv e 45,6 kgfm, suficientes para fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Além de espaçoso, o SUV cupê traz itens como piloto automático adaptativo e painel digital com tela de 12,3 polegadas.

O badalado Land Rover Defender voltou às ruas completamente repaginado. Apesar de lotado de tecnologias que ajudam o condutor nas trilhas, ele preserva algumas características do antigo Defender, tanto no design quanto na dirigibilidade. O carro é importado para o Brasil na variante 110 e em três versões de acabamento, todas com o motor 2.0 turbo de 300 cv.

A Volvo trouxe a divisão Polestar para o Brasil. Além do XC60 Polestar, a marca importa o S60 Polestar, que combina o luxo das demais versões com a calibragem esportiva da empresa nascida no mundo das competições. O sedã é feito para quem gosta e entende de carros, e possui até amortecedores especiais. Tudo isso com a motorização híbrida de 407 cv e baixo consumo de combustível.

Arte UOL Arte UOL

O segmento de utilitários teve novidades em 2020. A nova geração da Sprinter foi lançada em 2019. Trouxe design repaginado e uma boa gama de melhorias, incluindo central multimídia MBUX e assistente ativo de frenagem capaz de parar a van em emergências. Neste ano, a Mercedes lançou a versão Van Passageiro 19+1, cujo acesso ao interior é feito pela porta dianteira direita - como em um ônibus.

Uma boa surpresa foi a volta do Fiat Doblò Cargo. Quatro anos após sair de linha, o furgão volta às lojas apenas com o motor 1.8 E.torQ de 139 cv, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Sem as fileiras de bancos atrás, ele oferece ampla área de carga e leva até 620 quilos.

O terceiro concorrente é o Peugeot Expert Minibus. Ao contrário da versão voltada para transporte de carga, o modelo foi concebido para levar passageiros. Tem capacidade para até 11 pessoas e carroceria com teto alto para melhor acomodação dos ocupantes

Arte UOL Arte UOL

Não foi difícil escolher os três postulantes ao Prêmio UOL Carros na categoria "Destaque do Ano". O Chevrolet Tracker foi uma das maiores novidades no segmento de SUVs compactos. A nova geração trouxe design repaginado, motorizações turbo e conteúdo generoso, com 6 airbags e controles de estabilidade e de tração em todas as versões. Resultado: hoje ele briga pela liderança do segmento.

A nova Fiat Strada representou mais do que a renovação de um dos maiores campeões de venda da marca. Com um projeto mais moderno e pensado para as preferências do consumidor atual, ela manteve a tradição de inovações da Strada ao se tornar a primeira picape leve com cabine dupla e quatro portas. Some isso à ótima capacidade de carga e os preços competitivos e você terá a receita para o sucesso.

Por fim, o Volkswagen Nivus colocou a marca de vez na briga dos utili[ários esportivos. Posicionado abaixo do T-Cross, o modelo inaugurou a categoria de SUVs cupês compactos no mercado brasileiro. O design arrojado e a moderna central multimídia VW Play são alguns destaques, bem como a oferta de itens inéditos no segmento.

Arte UOL Arte UOL

O ano de 2020 foi muito difícil para a economia mundial - e é claro que a indústria automotiva não ficaria fora disso. Mesmo assim, três montadoras se destacaram no país.

A Caoa Chery trouxe importantes lançamentos, como os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6 e o utilitário esportivo Tiggo 8. Com projetos de qualidade, generosas listas de equipamentos e preços atraentes, eles estabeleceram um novo patamar de qualidade e competitividade, enterrando qualquer preconceito em relação à marca chinesa.

A Fiat também teve um ano agitado. Forçada a adiar seus planos temporariamente por conta da pandemia, a empresa só conseguiu lançar a nova Strada em junho, alguns meses depois do planejado. Mesmo assim, a empresa teve motivos para celebrar, já que viu a picape ser o carro mais vendido do país em setembro - destronando o Onix e encostando na líder Chevrolet.

A terceira concorrente é a Volkswagen. Mesmo sofrendo com os imprevistos que abalaram toda a indústria, a empresa fez vários lançamentos neste ano. Além dos esportivos Polo GTS e Virtus GTS e da Amarok V6, a marca concentrou seus esforços no Nivus. Deu certo: a pré-venda foi um sucesso e a montadora está bem perto da liderança geral de vendas.

Topo