Volkswagen Polo GTS

Esportivo "para todos" é divertido de guiar, mas assusta ao cobrar quase R$ 100 mil por um hatch

Vitor Matsubara Do UOL, em São Paulo Pedro Danthas/Divulgação

A volta do GTS

Foi preciso aguardar 26 anos até a sigla GTS voltar às ruas. E parece que a espera valeu a pena. O Polo GTS estreia no mercado nacional com uma responsabilidade grande: honrar o legado dos esportivos nacionais da VW.

Porém, o hatch assustou os pretendentes com o preço de quase R$ 100 mil. Mesmo recheado de equipamentos, ele ainda custa caro em relação até a modelos maiores e mais requintados.

Vale a pena gastar tudo isso em um hatch? Vamos descobrir a partir de agora.

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Esportivo para todos

Qualidades para tentar justificar a etiqueta ele tem de sobra, a começar pelo motor. Trata-se do mesmo conjunto 1.4 turbo que entrega até 150 cv e torque máximo de 25,5 kgfm. É o mesmo motor que equipa outros modelos da marca, como o Jetta. Dele também veio o câmbio automático de seis marchas, que não recebeu nenhuma modificação para equipar o hatch.

A altura em relação ao solo foi mantida em relação à versão Highline, mas a suspensão traseira foi recalibrada. Além disso, a barra estabilizadora ficou 1 milímetro maior.

Dados divulgados pela VW indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 207 km/h.

Na prática, o Polo GTS é um esportivo feito para agradar quase todos. Do fã mais ávido por performance até quem nunca pensou em ter um esportivo, o hatch consegue arrancar um sorriso de todo mundo.

As respostas são ágeis e a direção é direta, como acontece nas outras versões do Polo. Já a suspensão é firme, mas consegue um bom equilíbrio com o conforto - algo que não acontece em um modelo mais purista como o Renault Sandero R.S.

Outra característica que agrada é sua previsibilidade. Embora seja divertido de guiar, o motorista sabe exatamente quais serão as reações do carro em certas situações. Entrei mais forte em uma curva fechada e o Polo saiu de traseira, mas tudo aconteceu dentro do planejado. Ou seja, o motorista se diverte e ainda consegue retomar o controle rapidamente.

Itens avaliados

Design (5): o estilo esportivo do Polo GTI europeu foi replicado quase na íntegra no GTS brasileiro, que traz belas rodas de liga leve e um visual bastante agressivo.

Itens de série (5): o hatch é bastante completo para sua categoria, trazendo itens cobiçados como painel digital e seletor de modos de condução.

Custo-benefício (3): embora tenha um motor moderno e uma lista de equipamentos generosa, o Polo GTS custa muito caro.

Desempenho (5): os 150 cv do motor 1.4 turbo podem não surpreender em outros modelos da VW, mas empolgam bastante no hatch.

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Bem recheado

Se a versão Highline já é bem completa, é claro que o GTS não poderia ficar atrás.

Por R$ 99.470, o carro vem de série com itens como ar-condicionado digital, direção elétrica, painel digital, central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve de 17 polegadas e seletor de modos de condução.

Se você achar algo diferente no ronco do Polo é porque realmente existe algo fora do normal. O esportivo traz um sistema que simula um som de motor mais incorpado.

Diferente de outros carros, porém, o som não sai pelos alto-falantes, e sim por uma membrana existente entre a parede corta-fogo e o painel de instrumentos. É o mesmo sistema presente no Jetta GLI, mas o ronco soa menos artificial do que no sedã.

Apenas dois opcionais são oferecidos: o pacote Beats custa R$ 2.400 e a pintura metálica acrescenta R$ 1.570. Completo, o hatch chega a R$ 103.440.

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Seduz pelo estilo

Quem se frustrou com a ausência do Polo GTI ganhou um belo prêmio de consolação.

O GTS traz praticamente a mesma dianteira do GTI, como faróis full led com detalhes em vermelho, grade frontal com um filete na mesma cor e para-choque com desenho exclusivo.

As belas rodas de liga leve vieram do Golf GTI e os bancos são mais envolventes. O revestimento deles é inspirado nos esportivos dos anos 80, em especial o Gol GT. Há costuras vermelhas aparentes no aro do volante, bem como na coifa do câmbio.

Atrás, há apenas o logotipo GTS na tampa do porta-malas. A saída dupla de escapamento com acabamento cromado dá o toque final. Sem dúvida um carro bonito.

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Vale a pena?

Assim que a VW divulgou os preços do Polo GTS, não faltaram críticas a montadora pelos valores salgados. De fato a diferença entre as versões Highline e GTS é expressiva. São R$ 11 mil que separam as duas configurações.

É claro que o esportivo traz o motor 1.4 turbo como grande diferencial. Mas a lista de itens de série é parecida com a do Polo Highline, salvo pelos itens visuais.

Os órfãos do Golf GTI encontram no Polo GTS uma boa opção. Porém, quem conhece a história dos esportivos da marca sabe que a linha GTS sempre esteve abaixo do GTI.

Justamente por isso é bom frisar que o novo esportivo está longe de ser um GTI - e essa nem é sua pretensão.

O Polo GTS agrada quem gosta de acelerar mais, mas ainda não tem grana para investir em um carro da estirpe do GTI. Quem o acha caro demais vai lembrar que é possível comprar um sedã como o Honda Civic por pouco mais do que os R$ 100 mil pedidos pela Volkswagen.

É verdade. Mas acho difícil que um sedã entregue a mesma esportividade - no visual e no acelerador - do que o Polo GTS.

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Concorrentes

Renault Sandero R.S.

Preço: R$ 69.690
Motor:2.0, 16V, 4 cilindros em linha, flex
Potência: 150 cv / 145 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,9 kgfm / 20,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de 6 marchas
Consumo: 6,9 km/l / 7,7 km/l (etanol) / 9,9 km/l / 11,1 km/l (gasolina)
0 a 100 km/h: 8 segundos
Velocidade máxima: 202 km/h
Dimensões: 4,07 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,49 metro de altura, 2,59 metros de distância entre eixos
Peso: 1.181kg
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 50 litros

Fiat Argo HGT

Preço: R$ 69.990
Motor:1.8, 16V, 4 cilindros em linha, flex
Potência: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm
Torque: 19,3 kgfm / 18,8 kgfm a 3.750 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas
Consumo: 6,9 km/l / 9,1 km/l (etanol) e 10 km/l / 12,8 km/l (gasolina)
0 a 100 km/h: 10,4 s / 11,1 s
Velocidade máxima: 191 km/h / 189 km/h
Dimensões: 4,00 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,51 metro de altura, 2,52 metros de distância entre eixos
Peso: 1.279 kg
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 48 litros

Ficha técnica

Preço: R$ 99.470
Motor: 1.4, 4 cilindros em linha, turbo, flex
Potência: 150 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas
Consumo: 7,5 km/l / 9,6 km/l e 11 km/l / 13,7 km/l
0 a 100 km/h: 8,4 segundos
Velocidade máxima: 207 km/h
Dimensões: 4,06 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,47 metro de altura, 2,56 metros de distância entre eixos
Peso: 1.214 kg
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 52 litros

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