Hyundai vai cortar motores a combustão para focar em veículos elétricos
A Hyundai anunciou que irá reduzir o número de modelos com motores a combustão em sua linha para liberar recursos para investir em veículos elétricos, de acordo com duas pessoas próximas à montadora sul-coreana ouvidas pela Reuters.
A mudança resultará em uma redução de 50% nos modelos movidos a combustíveis fósseis, disse uma das fontes, acrescentando que a estratégia foi aprovada pela alta cúpula da empresa em março.
"É um movimento de negócios importante, que antes de mais nada permite a liberação de recursos de produção e desenvolvimento para focar no resto: motores elétricos, baterias, células de combustível", disse a pessoa, sem dar prazo para o plano.
Embora a Hyundai não tenha respondido especificamente uma pergunta da Reuters sobre seus planos para os modelos de motores de combustão, ela disse em e-mail nesta quinta-feira que está acelerando a adoção de veículos ecológicos, como veículos com célula de combustível de hidrogênio e elétricos.
A montadora acrescentou que pretende expandir gradualmente as ofertas de elétricos em mercados-chave, como os Estados Unidos, Europa e China com uma meta de eletrificação completa até 2040.
O Hyundai Motor Group - que abriga Hyundai Motor Co, Kia Corp e Genesis - pretende vender cerca de um milhão de elétricos por ano até 2025 para atingir uma participação de 10% do mercado de elétricos global.
Enfrentando metas cada vez mais rígidas de emissão de CO2 na Europa e na China, todas as principais montadoras estão acelerando sua mudança para elétricos.
O enorme custo de desenvolver motores elétricos e aumentar a autonomia das baterias de automóveis já levou alguns a dizerem que seus dias de investimento em motores convencionais acabaram.
"A Hyundai parou de desenvolver novos trens de força para carros com motor de combustão interna", disse uma das pessoas.
O Grupo PSA disse em novembro, pouco antes de se fundir com a Fiat Chrysler para formar a Stellantis, que não estava mais investindo em motores de combustão. A Daimler renovou recentemente seus motores de combustão, e os executivos dizem que a nova geração verá isso através do processo de eletrificação.
Alguns fabricantes de automóveis já anunciaram planos para se tornarem totalmente elétricos, com a Volvo da Suécia - que é propriedade da chinesa Geely - dizendo que faria isso até 2030. A Ford Motor Co disse que sua linha na Europa estará totalmente elétrica na mesma data.
Para a Hyundai, que junto com a Kia é um dos dez maiores grupos automotivos do mundo, a mudança é particularmente importante, porque possui uma das mais amplas gamas de motores e tecnologias de transmissão da indústria.
O grupo finalizará sua estratégia de mudar para ter todos os seus modelos elétricos nos próximos seis meses, disse uma fonte.
Em abril, a Hyundai disse que cortaria o número de seus modelos a gasolina na China de 21 para 14 até 2025, enquanto lançaria novos modelos elétricos todos os anos a partir de 2022.
Em fevereiro, o grupo disse que não estava mais em negociações com a Apple para desenvolver um veículo autônomo. Fontes familiarizadas com o assunto disseram que a ideia do grupo de se tornar um fabricante terceirizado da Apple encontrou forte oposição interna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.