Topo

JorJeep: como humorista 'Faria Limer' virou edição especial do Renegade

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/03/2023 04h00

Um novo fenômeno tem feito sucesso nas redes sociais. Trata-se de "Jorginho", interpretado por Fausto Carvalho, que se coloca como uma sátira aos "Faria Limers" - segundo afirma o comediante. A extensão de seu personagem é o Jeep Renegade do próprio ator. Ele e o SUV repercutiram tanto que a Stellantis criou a versão "JorJeep", baseada na Serie S.

O destaque do modelo são os novos logotipos na parte de cima do pára-lamas dianteiro e também na coluna traseira. A unidade do JorJeep ficará com Fausto por alguns meses para suas próximas aventuras pelo país.

O primeiro test-drive já foi feito no evento aberto ao público Jeep Experience, mas as portas estarão abertas ao público nos dias 31 de março e 1 e 2 de abril. Na ocasião, Jorginho disse: "já estou preparando uma viagem para Campos do Jordão para fazer umas trilhas! Além da minha paixão pelo beach tennis, agora eu também virei Jeepeiro, meooo! Só vou com os vidros fechados para não sujar minha roupa, claro".

Quem é o Jorginho

Humorista usa seu Jeep Renegade como parte do humor - Reprodução / Jeep - Reprodução / Jeep
Humorista usa seu Jeep Renegade como parte do humor
Imagem: Reprodução / Jeep

  • O personagem interpretado por Carvalho brinca com alguns hábitos atribuídos aos "faria limers", como amarrar o suéter sobre a camisa e usar bermuda com sapatênis.
  • Expressão surgiu há alguns anos, quando centenas de trabalhadores aproveitavam a ciclovia da Avenida Faria Lima, na capital paulista, pilotavam patinetes elétricos.
  • Atualmente o termo é mais utilizado para definir o estilo de vida de pessoas com bom poder aquisitivo, como executivos de grandes escritórios e multinacionais localizados naquela região.
  • Ele sugere que, além das alpargatas, do suéter amarrado e do copo Stanley, o SUV é outro item essencial para compor o personagem.

O que o "JorJeep" traz de série

JorJeep é baseado na versão Serie S - Reprodução / Jeep - Reprodução / Jeep
JorJeep é baseado na versão Serie S
Imagem: Reprodução / Jeep

  • Vem com tração integral e câmbio automático de 9 marchas. Além disso, são 5 modos de condução: Auto, Sport, Snow, Rock e Mud/Sand.
  • Conjunto todo faz do SUV um carro ágil. Acelera até 100 km/h em 9,7 segundos e chega aos 202 km/h.
  • Consumo segundo Inmetro: Faz 6,3 km/l (etanol) e 9,1 km/l (gasolina) na cidade. Na estrada, os números sobem para 7,6 km/l (E) e 10,8 km/l (G).
  • Traz também quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7" com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele, é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
  • Conectividade: vem com sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
  • No mais, bem também com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis Full LED, rodas de 19 polegadas, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas e seis airbags, detector de fadiga, comutação automática do farol alto, frenagem autônoma de emergência (que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente) e assistente de permanência em faixa (que não deixa o carro invadir outras faixas).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.