Topo

Posse de Lula: quem é o militar que dirigiu Rolls-Royce com o presidente

Rolls Royce com os chefes do executivo e suas primeiras damas - REUTERS/Ueslei Marcelino
Rolls Royce com os chefes do executivo e suas primeiras damas Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino

Do UOL, em São Paulo

03/01/2023 04h00

Após suspense, o veículo utilizado na posse do novo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi o tradicional Rolls-Royce Silver Wraith 1952. Em caso de chuva, poderia ter sido um carro fechado (o clássico inglês é aberto) ou até mesmo um blindado (que Lula recusou).

E como os motoristas que já passaram pela relíquia de Brasília são sempre assunto nos desfiles presidenciais, nos perguntamos quem foi que conduziu o veículo do mandatário desta vez. Ao volante, estava o segundo sargento do Exército Elias Reis, que foi um dos assessores de Lula após deixar a presidência em seus primeiros mandatos.

Quem é o sargento Elias

Sargento Elias - Reprodução / Facebook perfil pessoal de Elias Reis - Reprodução / Facebook perfil pessoal de Elias Reis
Sargento Elias
Imagem: Reprodução / Facebook perfil pessoal de Elias Reis
  • Oficial do Exército desde 1992
  • Assessor de Lula como ex-presidente da República
  • Gosta de carros, indústria e tecnologia
  • É religioso
  • Torce para o Corinthians

Em seu LinkedIn, além de postagens sobre o Exército Brasileiro, encontramos diversas publicações curtidas sobre carros. Até sobre carros e marcas que não são vendidos no país. Aparentemente acompanha assuntos da indústria automotiva em geral, bem como sobre os novos desenvolvimentos de design e tecnologias.

Todos esses temas ainda carecem de mais detalhamento por parte do novo governo, que deverá alterar algumas medidas assinadas pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro. Entre elas, deverão compor as novas agendas: os preços dos combustíveis, IPI, acordos com a indústria automotiva nacional e, eventualmente, até regulamentações sobre os automóveis para PCDs.

O UOL Carros chegou a entrar em contato com Elias, mas não obteve retorno para entrevista.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.