Topo

Rolls-Royce presidencial levou Getúlio e já foi usado pela rainha Elizabeth

Lula, Janja, Alckmin e Lu Alckmin no Rolls Royce em direção ao Congresso Nacional - Reprodução
Lula, Janja, Alckmin e Lu Alckmin no Rolls Royce em direção ao Congresso Nacional Imagem: Reprodução

Do UOL em São Paulo

01/01/2023 14h15Atualizada em 26/09/2023 13h12

O Rolls-Royce Silver Wraith presidencial, ano 1952, foi usado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no desfile da posse hoje. Tradicional veículo usado pelos mandatários do país, o carro é considerado raríssimo e foi customizado para comemorações oficiais.

  • Este modelo de Rolls-Royce só teve 1.883 unidades produzidas no mundo.
  • O primeiro a usar o carro foi Getúlio Vargas, em maio de 1953.
  • Ele já foi usado também por autoridades em visita ao País, como a Rainha Elizabeth, da Inglaterra, e o presidente francês Charles De Gaulle.

O modelo chegou ao Brasil, zero quilômetro, no ano em que Getúlio desfilou. O conversível de chassi LALW 29 traz alguns opcionais, como descansa braço, velocímetro na traseira, suportes de bandeiras e chassi reforçado. É equipado com motor de seis cilindros em linha da Bentley, com 4,6 litros, e câmbio de quatro marchas na coluna.

Em 2001, o modelo foi restaurado e, desde então, vem passando por rigorosas inspeções para servir às cerimônias. No desfile de 7 de setembro de 2021, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet foi o motorista do carro que levou o presidente Jair Bolsonaro. A última vez que o veículo foi utilizado foi justamente a festividade pelo bicentenário da Independência, em desfile em Brasília.

7.set.2021 -O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chega para a cerimônia de hasteamento da bandeira em Brasília, para o 7 de Setembro, em um Rolls Royce dirigido pelo ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet - FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO - FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Qual o valor do carro?

  • O valor do carro é simplesmente inestimável, devido a todos os eventos de que participou e pelas importantíssimas pessoas que já levou.
  • Recentemente, um modelo similar (e sem tanta relevância histórica) estava anunciado na Europa por quase 100 mil euros (mais de R$ 550 mil). Mas, se fosse aqui, o valor do exemplar seria multiplicado algumas vezes.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.