Volvo revela EX90, SUV elétrico de 7 lugares que chega ao Brasil em 2024
A Volvo apresentou nesta terça-feira (9) o EX90. O SUV elétrico de sete lugares será lançado no mercado brasileiro em 2024 e não substituirá o XC90, que permanecerá à venda com motorizações híbridas.
O EX90 possui uma bateria de 111 kWh que alimenta os dois motores elétricos de ímã permanente. São 380 kW (ou 517 cv) e torque instantâneo de 92,8 kgfm. De acordo com a Volvo, a autonomia máxima chega aos 600 km pelo ciclo WLTP. Em um ponto de recarga rápida, a bateria sobe de 10% a 80% em menos de 30 minutos.
"O Volvo EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo. É totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança, o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos", declarou Jim Rowan, chefe executivo da Volvo Cars.
Carro reciclado
Volvo EX90: conheça o novo SUV elétrico da marca
O EX90 será produzido nos Estados Unidos a partir de 2023, e posteriormente será iniciada a fabricação na China. O veículo é peça importante na estratégia da empresa, que pretende apresentar um veículo 100% elétrico a cada ano até 2030, quando a fabricante comercializará apenas modelos movidos a eletricidade.
O SUV adota uma grande quantidade de materiais recicláveis em sua composição. A montadora afirma que o veículo conta com aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado e 48 kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural, o que
corresponde a cerca de 15% do plástico total usado no carro.
Seguro como todo Volvo
Se os carros da Volvo costumam ser famosos pela segurança, o EX90 não foge à regra - e até coloca o sarrafo em outro patamar. Diversos sensores e câmeras espelhados pelo veículo garantem a atuação de um complexo sistema de segurança ativa e passiva, que conta com a ajuda da NVidia Drive, responsável por executar um software que administra diversos parâmetros durante a condução.
A mesma plataforma, aliás, faz com que o EX90 esteja pronto para receber tecnologias de condução autônoma de níveis 4 e 5 - sendo este último capaz de assumir a direção do veículo e realizar todas as tarefas sem necessidade de intervenção humana.
Esse sistema, que é chamado pela Volvo de "escudo invisível", pode identificar rapidamente a presença de pedestres, veículos e objetos. Além disso, ele mede a concentração do motorista por meio de câmeras alimentadas por algoritmos para alertar o condutor em uma situação de emergência e, se necessário, frear o veículo para impedir um acidente.
A maioria das funções do veículo é comandada por um sistema central alimentado pelas plataformas NVidia Drive Xavier e Orin, além de plataformas Snapdragon Cockpit, desenvolvidas pela Qualcomm. A exemplo do que acontece com smartphones e gadgets, o EX90 pode receber atualizações de software over-the-air.
O console central possui uma tela tátil de 14,5 polegadas que exibe as informações do sistema de entretenimento e diversas funções do carro. Como ocorre nos modelos mais recentes da empresa, o EX90 possui integração com os aplicativos e serviços do Google. A chave presencial pode ser "substituída" pelo seu telefone celular, uma vez que um aplicativo executa as funções da chave, como destravamento das portas e a realização de várias funções de boas-vindas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.