Topo

Novo Range Rover Sport estreia por mais de R$ 1 milhão e fila de nove meses

Divulgação
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL

26/10/2022 20h30

A Land Rover apresentou nesta quarta-feira o novo Range Rover Sport. O SUV esportivo chega ao mercado brasileiro a partir de novembro a partir de R$ 953.950 e pode chegar a R$ 1.125.950.

"A nova geração do Range Rover Sport é a redefinição do luxo esportivo, reunindo atributos que o levam ao mais alto padrão já visto em suas três gerações", declarou Tiago Yoshitake, gerente de produtos da Land Rover.

Segundo João Oliveira, diretor presidente da Jaguar Land Rover América Latina, já existem 800 pedidos do novo modelo, sendo que 150 desembarcam por aqui neste ano. O executivo estima que no momento a fila de espera chegue a nove meses.

Evolução de estilo

Feito sobre a plataforma modular MLA-Flex, o Range Rover Sport exibe linhas mais ousadas do que o novo Range Rover, que escolhe um caminho mais sofisticado e futurista. Entretanto, o modelo preserva as formas mais retilíneas que caracterizam o Range Rover desde sua estreia na década de 70.

Há detalhes exclusivos no conjunto óptico e vários apliques pintados na cor preta com acabamento brilhante. A maior diferença surge nas lanternas horizontais interligadas, enquanto as rodas de liga leve têm 23 polegadas e um desenho mais esportivo.

A cabine tem formas que realçam a impressão de cockpit, com a maioria das informações voltadas mais para o condutor. O motorista, aliás, se senta 2 cm mais baixo em relação ao Range Rover para reforçar a sensação de condução esportiva.

O sistema de som Meridian Signature tem tecnologia de cancelamento de ruído, que funciona por meio de microfones instalados próximos às rodas. O painel de instrumentos possui uma tela de 13,9 polegadas e a tela da central multimídia Pivi Pro é curvada e tem 13,1 polegadas.

A lista de equipamentos possui semelhanças em relação ao Range Rover, com itens como a tecnologia de "capô transparente" (que projeta a imagem da dianteira do carro como se o veículo não tivesse capô) e uma câmera no lugar do espelho retrovisor interno. A suspensão adaptativa, por sua vez, usa as coordenadas do GPS para ajustá-la de acordo com as condições do piso à frente.

Range Rover Sport 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Híbrido e esportivo

Inicialmente, o SUV será importado nas mesmas opções de motorização do Range Rover: 3.0 diesel hibrido-leve (de 350 cv e 71,3 kgfm) e 4.4 V8 movido a gasolina (530 cv e 73,4 kgfm). A partir de 2023 o carro ganha uma terceira motorização, a 3.0 de seis cilindros em linha com tecnologia hibrida plug-in (359 cv e 50,9 kgfm).

A gama de versões é composta pelas opções Dynamic SE, Dynamic HSE e First Edition.

Como acontece em todo Land Rover, o Range Rover Sport possui várias tecnologias concebidas para o uso fora do asfalto. sistema de tração nas quatro rodas Terrain Response 2 oferece seis modos de condução voltados para o fora de estrada. Existe, inclusive, um modo automático no qual o próprio veículo seleciona o melhor ajuste.

A capacidade de imersão é de 900 mm, enquanto o diâmetro de giro é de 10,95 metros. Opcionalmente, o SUV pode ter o eixo traseiro esterçante em até 7.3 graus.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.