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Líder em vendas do Brasil, Strada recebe nota mínima em teste de impacto

Do UOL, em São Paulo

20/10/2022 10h11

Veículo mais vendido do Brasil, a Fiat Strada teve um desempenho ruim no teste de impacto realizado pelo Latin NCap, entidade que realiza análises de segurança veicular. A picape recebeu apenas uma estrela em um total de cinco, em avaliações realizadas com modelos de cabine simples (equipada com dois airbags) e a cabine dupla (com quatro).

Pelas análises do órgão, o impacto frontal compromete acima da média a segurança das coxas e do tronco do condutor. Além disso, no impacto lateral, a cabeça e o tronco do condutor demonstraram nível de segurança bem abaixo do esperado.

Procurada pela reportagem, a Stellantis afirmou que "afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes".

A Fiat Strada é a líder de vendas absoluta do mercado brasileiro nos últimos dois anos. Em 2021, a picape recebeu sua maior renovação desde o seu primeiro surgimento há mais de 20 anos. Com o crescimento do tamanho de sua carroceria e a adoção de novos equipamentos, passou a chamar mais atenção dos consumidores que procuravam mais conforto e eficiência dentro da proposta utilitária.

Carros brasileiros têm sofrido no teste

Ainda que não seja validação obrigatória no Brasil, os testes de segurança realizados pelo Latin NCAP têm-se tornado relevantes como parte do marketing das marcas para rotular seus veículos como realmente seguros. Apesar disso, nos últimos anos, o teste do órgão não governamental tem gerado mais polêmica do que marketing positivo para montadoras e seus produtos.

Após novo protocolo para testes de impacto, vários veículos à venda no Brasil avaliados pelo instituto independente de segurança tiveram avaliação baixa. Ford Ka e Hyundai HB20 e Renault Duster, por exemplo, chegaram receber nota zero.

Os mesmos carros, em configuração idêntica, receberam aprovação em testes anteriores do instituto, contudo seguindo parâmetros menos exigentes. Na ocasião, foram atribuídas ao trio notas entre três e quatro estrelas, das cinco possíveis. Uma das principais mudanças que zeraram a nota é que o novo protocolo não tem mais uma classificação por estrelas separada para adultos e crianças.

Agora, uma única classificação por estrelas integra quatro aspectos das avaliações em áreas-chave: proteção de ocupante adulto; proteção de ocupante infantil; proteção de pedestres; e tecnologias de assistência de direção. Para se ter uma boa pontuação, é necessário ir bem nos quatro aspectos.

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