Topo

Desvendamos a nova Ford Ranger antes da estreia no Brasil; assista ao vídeo

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Hannover (Alemanha)*

20/09/2022 04h00

Uma picape é a maior atração do estande da Ford no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha. A nova Ranger está exposta em dose dupla, nas versões mais chamativas: Wildtrak e Raptor.

Não é apenas por causa das cores berrantes que o modelo utilitário está chamando a atenção dos visitantes.

A nova geração da Ranger é presença ilustre para brasileiros, já que sua produção começa em 2023 na Argentina, com lançamento em seguida no Brasil.

Oficialmente, a Ford não confirma a data de estreia.

Cara de Maverick

Nova Ford Ranger dianteira - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Dianteira remete ao estilo da Maverick e também da grandalhona F-150
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O design da nova Ranger traz a nova identidade visual da marca, presente em modelos como a F-150 (que também será vendida no Brasil) e a Maverick.

A frente possui faróis que se incorporam à marcante grade frontal. No caso da Ranger Raptor, o tradicional emblema oval azul foi substituído por um "Ford" estampado em letras garrafais. Atrás, as lanternas ficaram mais modernas e novamente se nota semelhanças com o restante da gama de picapes da marca americana.

Ranger - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Design evoluiu consideravelmente frente à geração atual
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A cabine mudou completamente em relação à geração atualmente vendida em nosso país. Além do acabamento de qualidade nitidamente superior, a Ranger ganhou em tecnologia e conectividade. O quadro de instrumentos é digital e a tela vertical da central multimídia de 12 polegadas traz a última geração do sistema de entretenimento Sync.

Nota-se um cuidado maior nos detalhes. Nos painéis de porta, por exemplo, a maçaneta fica "escondida" no puxador, resultando em um visual mais sofisticado e futurista. Os bancos possuem revestimento texturizado combinando com a cor externa do veículo.

Motores indefinidos

Nova Ford Ranger interior - Divulgação - Divulgação
Cabine ficou bem mais moderna, com direito a painel digital e multimída em forma de tablet
Imagem: Divulgação

Ainda não se sabe quais motorizações serão oferecidas na América do Sul.

Há chances de a picape receber um 3.0 V6 turbodiesel de 251 cv no lugar do atual 3.2, bem como duas variações do motor 2.0 de quatro cilindros, também movido a diesel. Só que ainda não existe confirmação oficial por parte da Ford.

Importante lembrar que, futuramente, a Ranger entrará na estratégia de eletrificação da Ford. Uma versão 100% elétrica estaria sendo desenvolvida em parceria com a Volkswagen.

A próxima geração da VW Amarok, que não deverá chegar ao Brasil, será totalmente baseada na Ranger.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viagem a convite da Anfavea