PUBLICIDADE
Topo

Perto do adeus, VW Gol reaparece como carro mais vendido após 8 anos

A meses de sair de linha, VW Gol fechou 1ª quinzena de junho como o carro de passeio mais vendido, atrás da picape Fiat Strada - Divulgação
A meses de sair de linha, VW Gol fechou 1ª quinzena de junho como o carro de passeio mais vendido, atrás da picape Fiat Strada Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/06/2022 04h00

Automóvel mais vendido do Brasil durante 27 anos consecutivos, o Volkswagen Gol perdeu a liderança em 2014 e desde então nunca mais fechou um mês sequer no primeiro lugar.

Contudo, o hatch aparenta estar perto de encerrar esse jejum. Na primeira quinzena de junho, o Gol ocupou o topo do ranking dos carros de passeio, com 3.908 unidades comercializadas. No período, perdeu apenas para a picape Fiat Strada, que teve 4.564 vendas, e ficou logo à frente do Hyundai HB20 (3.539).

Dezembro de 2014 foi o último mês no qual o modelo da marca alemã liderou os emplacamentos - portanto, há quase oito anos.

Na somatória daquele ano, o líder foi o Fiat Palio - posto ocupado pelo Chevrolet Onix de 2015 a 2020 e pela Strada em 2021.

A reação do Gol acontece a poucos meses da despedida do veterano, lançado em 1980 e que sairá de linha em 2023 para dar lugar ao Polo Track como opção mais acessível da Volks no País.

Porém, nada indica que ele tenha chance de encerrar 2022 no lugar mais alto do pódio. Devido às paralisações na produção em Taubaté (SP) causadas pela falta de peças, o compacto passou a maior parte do semestre longe das primeiras posições. De janeiro até 15 de junho, teve 18.080 exemplares vendidos, ocupando apenas a 18ª colocação geral - incluindo os comerciais leves.

No acumulado de 2022, a Strada segue firme no primeiro lugar, com 45.770 emplacamentos, seguida por HB20 (38.436), Onix (32.241), Volkswagen T-Cross (29.632) e Fiat Mobi (28.802).

Polo Track, o sucessor do Gol

Polo Track chega em 2023 como versão simplificada para substituir o Gol como modelo de entrada da VW - Divulgação - Divulgação
Polo Track chega em 2023 como versão simplificada para substituir o Gol como modelo de entrada da VW
Imagem: Divulgação

Em novembro de 2021, a Volkswagen anunciou investimento de R$ 7 bilhões até 2026 para a produção na América Latina de uma nova família de compactos com plataforma MQB - não por acaso, Gol, Voyage e Saveiro hoje são os únicos modelos da empresa que não utilizam a base estrutural e tecnológica.

Na ocasião, Pablo Di Si, presidente executivo da VW para a América Latina, sinalizou que Gol e seus derivados deixarão de ser produzidos porque não irão atender a legislação quanto a requisitos de segurança e emissões. Ele também enfatizou que a "estratégia no futuro será a plataforma MQB".

O primeiro integrante dessa família será o Polo Track, que chega no ano que vem posicionado abaixo do Polo atual - que, por sua vez, ganhará novo design e outras novidades ainda em 2022.

Com produção em Taubaté, o Polo Track terá no futuro a companhia de um SUV menor do que o Nivus, que poderá ser batizado como Gol. Também estão previstos outros dois modelos - dentre eles, a nova Saveiro, hoje fabricada em São Bernardo do Campo (SP).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no