Topo

'Marmita' do Corolla Cross: pintura em peça descasca e irrita clientes

Toyota Corolla Cross XRX - Murilo Góes/UOL
Toyota Corolla Cross XRX Imagem: Murilo Góes/UOL

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2022 04h00Atualizada em 08/04/2022 19h19

Com um mercado ainda sofrendo com recessão e também falta de componentes, não dá para dizer que a Toyota tenha muito a reclamar das 10.584 unidades emplacadas do Corolla Cross no primeiro trimestre do ano. Mas um item do carro em especial tem feito o cliente que compra o SUV reclamar, sim.

Depois da onda de críticas devido à "marmita", apelido dado ao abafador do escapamento que ficava aparente demais na traseira, a marca optou por uma solução simples e que parecia funcionar: pintar a peça de preto, deixando-a menos visível. Mas a medida tem trazido novas dores de cabeça aos proprietários.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Clientes que compraram o carro depois de essa solução ter sido implantada já reclamaram que a pintura de fábrica no abafador começou a descascar e sair.

Em grupos de proprietários em redes sociais e aplicativos de conversa, clientes reclamam que a peça perdeu pintura com cerca de três meses após a aquisição do veículo.

Alguns mais "conformados" dizem ter comprado spray para alta temperatura e feito retoque quando começa a descascar novamente, o que dura entre 2 e 3 meses.

Escape do Toyota Corolla Cross descascando - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outras reclamações também surgiram

Além do escapamento que tem sido uma grande pedra no sapato, a Toyota também tem que lidar com a reclamação de clientes que receberam carros com a central multimídia "alternativa".

Com a falta de componentes e semicondutores, a empresa não conseguiu entregar o SUV e o sedã com a central original de fábrica. Para não interromper as entregas, a marca validou dois fornecedores externos: Wings e Multilaser.

Porém, as reclamações se tornaram constantes dos clientes que não estão satisfeitos com as peças que não são originais de fábrica e que apresentam problemas como não conectar no Android Auto ou Apple CarPlay, travar durante o uso ou não exibir informações do sistema híbrido, coisa que a original de fábrica permite.

Em nota a Toyota do Brasil afirmou que "tomou conhecimento de alguns casos por meio de seu Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e informa que está investigando as causas e analisando contramedidas para essa situação.

A Toyota se coloca à disposição para quaisquer dúvidas e/ou outros questionamentos de seus clientes por meio do SAC pelo telefone 0800 703 0206."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.