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Toyota Corolla: com gasolina cara, vale a pena investir em carro híbrido?

Toyota Corolla Cross XRX - Murilo Góes/UOL
Toyota Corolla Cross XRX Imagem: Murilo Góes/UOL

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/04/2022 04h00

Em tempos de gasolina cara no Brasil, toda ajuda é bem-vinda. No último mês, o preço médio do combustível derivado do petróleo bateu R$ 6,96 no País e foi encontrado por valores de até 8,49 em algumas regiões.

Por isso, procuramos donos de modelos híbridos à venda no Brasil para saber se a tecnologia faz a diferença para tentar economizar um pouco no posto. Os modelos mais vendidos com esse recurso que permite melhorar muito o consumo do carro, especialmente no ciclo urbano, são os Toyota Corolla e Corolla Cross.

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Os modelos também são os primeiros que, além de híbridos, usam a tecnologia flexível, ou seja, podem alimentar o motor a combustão com gasolina ou etanol.

O aprendizado de usar um carro híbrido acaba transformando também os proprietários em "professores" de outros donos. É o caso de Fabrício Cunha, que além de estar gostando do carro, ensina como conseguir melhores consumos.

Ele, que tem um híbrido de cada, o sedã e o SUV, diz que consegue fazer médias de 20,3 km/l com o utilitário-esportivo, números parecidos com os que já atingiu com o sedã.

"Estou feliz, pois você consegue economia tanto na cidade quanto na estrada. Já tive diversos carros turbo que na estrada são muito econômicos com você andando de boa, mas na cidade a média cai muito, tanto é que hoje tenho dois híbridos", diz.

Entre outros donos, Cunha também ensina como conseguir as médias quanto alguns dizem que o carro não está rendendo tanto, lembrando que há muita mudança no modo de conduzir e que isso influencia.

Outro proprietário de Corolla Cross, Fernando Pires diz que está bem satisfeito com o produto no momento e que já conseguiu médias de 20 km/l, mas que "no geral, é uns 18,5 km/l" na marcação do computador de bordo com seu SUV.

Preços ainda são proibitivos

Vale lembrar que, apesar de consumos exemplares que o carro faz com gasolina, os híbridos ainda são modelos caros e que estão disponíveis a uma parcela restrita da população por uma questão de preço, além de uma diferença considerável das versões a combustão para os modelos híbridos.

No caso do Corolla Cross, o valor tem uma diferença considerável entre as versões, até porque a Toyota optou por fazer uma escadinha e oferecer o híbrido apenas nas mais caras. São quatro versões disponíveis: XR, XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid.

Os preços são de R$ 158.780, R$ 170.250, R$ 192.380 e R$ 200.160, respectivamente. Os preços maiores, claro, não ficam apenas na conta do conjunto híbrido, mas dos pacotes de equipamento mais completos.

De acordo com especialistas do setor, sabendo que a tecnologia híbrida custa mais caro e que atualmente há um desejo maior por modelos da categoria de SUVs, escolher um pacote com maior valor agregado é natural, o que eleva o custo, mas também a margem da empresa.

Já no Toyota sedã, o Altis Hybrid custa R$ 174.070 e a versão Altis Hybrid Premium sai a R$ 183.370. Já a Altis Premium 2.0 (a combustão) custa R$ 174.170, ou seja, uma versão de topo híbrida, mas menos completa, sai pelo mesmo valor da combustão mais completa.

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