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Caoa Chery Tiggo 5X Pro ganha cara nova e interior 'premium' por R$ 154.990

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

17/02/2022 11h00

Resumo da notícia

  • Tiggo 5X Pro tem design inspirado no Tiggo 8 e cabine mais sofisticada
  • SUV traz novidades no motor 1.5 turbo, mas potência não muda
  • Lista de itens de série agrada, mas faltam assistências de condução

O Tiggo 5X faz sucesso no Brasil desde sua estreia em 2018. No ano passado, por exemplo, o SUV foi o modelo mais comercializado da Caoa Chery, com mais de 12,5 mil emplacamentos de janeiro a dezembro, de acordo com o ranking da Fenabrave.

Os bons números ajudam a explicar por que a marca decidiu fazer a segunda reestilização no modelo em dois anos. Desta vez, a atualização vem acompanhada do sobrenome Pro, que já se tornou conhecido no restante da gama graças ao Tiggo 7 Pro e ao Arrizo 6 Pro.

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"O Tiggo 5X foi lançado logo no primeiro ano de existência da Caoa Chery e é o carro de maior volume de vendas até hoje. Então ele tem uma importância muito grande para nós, e ele representa tudo o que a gente deseja transmitir na marca", declarou Marcio Alfonso, vice-presidente da CAOA Montadora.

Tiggo 5X Pro 1 - Fábio Gonzalez/Caoa Chery - Fábio Gonzalez/Caoa Chery
Design foi inspirado no Tiggo 8
Imagem: Fábio Gonzalez/Caoa Chery

A frente do Tiggo 5X Pro traz a identidade visual inaugurada no Tiggo 8 e que hoje está presente nos Tiggo 7 e 3X. A grade dianteira tem um desenho tridimensional inspirado em um diamante e o para-choque foi redesenhado para acompanhar o novo design.

As rodas de liga leve são novas e a Caoa Chery inseriu apliques plásticos na parte inferior das portas e perto das colunas "C", enquanto a traseira traz discretas mudanças no aerofólio, tampa do porta-malas e no desenho do para-choque.

O Tiggo 5X Pro está à venda pelo preço de lançamento de R$ 154.990 e já está disponível na rede de concessionárias Caoa Chery.

Salto de qualidade na cabine

Caoa Chery Tiggo 5X Pro - Fábio Gonzalez/Caoa Chery - Fábio Gonzalez/Caoa Chery
Cabine ganhou acabamento mais refinado
Imagem: Fábio Gonzalez/Caoa Chery

As maiores mudanças, porém, ficam do lado de dentro. Além de um visual mais sofisticado, cuja fonte de inspiração foi o Tiggo 8, a cabine do SUV traz materiais de qualidade superior aos utilizados no antigo 5X, que se despede com a estreia da versão Pro.

Há duas telas: o painel digital tem 7 polegadas e a da central multimídia possui 10,2 polegadas, bem mais vistosa do que a anterior de 9 polegadas. No console central, destaque para os comandos de ar-condicionado, que são táteis como no Arrizo 6 Pro.

Até nos plásticos nota-se uma preocupação com um visual mais sofisticado. Alguns apliques imitam aço escovado e alumínio e não há um uso intenso de preto brilhante a ponto de deixar o visual cansativo demais.

O revestimento em couro inclui costuras aparentes e está presente em praticamente todas as superfícies de contato frequentes na cabine. Já os bancos são aconchegantes e parecem suportar bem o peso do corpo em viagens mais longas.

O espaço interno é adequado para quatro adultos de estatura média. Quem viaja no banco de trás conta com saídas de ar-condicionado dedicadas e não viaja apertado, mas também não desfruta de tanta folga para as pernas, como acontece no Volkswagen T-Cross, por exemplo. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 340 litros, menos do que alguns de seus concorrentes diretos.

Conforto para a família

Caoa Chery Tiggo 5X Pro - Fábio Gonzalez/Caoa Chery - Fábio Gonzalez/Caoa Chery
Motorização 1.5 turbo teve alterações para se adequar ao Proconve L7
Imagem: Fábio Gonzalez/Caoa Chery

O motor 1.5 turboflex recebeu mudanças para se adequar ao Proconve L7, incluindo uma nova turbina e uma nova válvula termostática. Segundo a fabricante, os números de desempenho tiveram melhoria de até 5%.

A potência segue nos 150 cv quando abastecido com etanol e 147 cv se o combustível for a gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm, disponíveis já a partir das 1.750 rpm. Já a transmissão é do tipo CVT simulando nove marchas, que aposenta a antiga caixa automatizada de dupla embreagem de seis velocidades.

Durante nosso breve contato com o SUV, o Tiggo 5X Pro não chamou tanta atenção pelas respostas ágeis, mas sim pela condução suave.

A direção com assistência elétrica é bastante leve, enquanto a suspensão merece elogios para a Caoa Chery. Isso porque a empresa decidiu manter a configuração independente nas quatro rodas, que foi suprimida do projeto chinês.

A calibragem prioriza o conforto, algo que parece muito adequado para um veículo com proposta familiar. No geral, buracos, valetas e outros obstáculos urbanos são transpostos sem maltratar os ocupantes. O isolamento acústico de boa qualidade filtra boa parte dos ruídos externos e não deixa o barulho do motor invadir a cabine.

Pacote competente, mas sem ADAS

Caoa Chery Tiggo 5X Pro - Fábio Gonzalez/Caoa Chery - Fábio Gonzalez/Caoa Chery
SUV será vendido em versão única e aposenta antecessor
Imagem: Fábio Gonzalez/Caoa Chery

O Tiggo 5X Pro sai de fábrica com uma boa lista de equipamentos de série.

O SUV traz itens como 6 airbags, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, câmera de ré com imagens em alta definição e visão em 360 graus, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, rodas de liga leve de 18 polegadas, controle de velocidade em descidas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e teto solar panorâmico com acionamento elétrico.

Embora conte com piloto automático, o Tiggo 5X Pro não traz a função adaptativa, que já é oferecida em alguns de seus concorrentes. Falta também um pacote mais reforçado de assistências de condução, com itens como alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.

"A gente preferiu atrasar um pouco o lançamento do ADAS (sigla que designa os assistentes de condução) para priorizar a segurança, uma vez que as estradas brasileiras possuem algumas peculiaridades. Então nossa decisão foi por realizar um desenvolvimento mais detalhado antes de disponibilizar essas tecnologias no mercado", afirmou Leonardo Lukacs, diretor de engenharia da Caoa Chery.

Essas ausências, porém, não devem prejudicar o desempenho do Tiggo 5X Pro nas vendas. Se o SUV compacto já vendia bem antes, a tendência é que os números melhorem ainda mais em 2022.

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