Topo

Como esportivo cobiçado dos anos 90 virou um aliado da Polícia Federal

Mitsubishi Eclipse do acervo da PRF

José Antonio Leme

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo

03/02/2022 04h00

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anda rápido para combater o crime. Além dos recentes esportivos, como um Dodge Challenger e um Chevrolet Camaro, a força policial tem também um esportivo que fez a cabeça dos jovens no início dos anos 1990 aqui no Brasil: um Mitsubishi Eclipse.

O modelo está na frota da corporação desde 2015, foi apreendido pela Receita Federal, iria a leilão, mas acabou doado à PRF. Em 2015, ele foi encaminhado para Fortaleza (CE), quando ganhou a caracterização atual, com as cores e a padronagem da época da PRF.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

No ano seguinte, o carro foi destinado à superintendência da PRF no Pará, onde encontrou seu lar permanente. Hoje, o modelo é usado apenas em exposições e eventos especiais dos quais a corporação participa.

O carro da PRF é ano-modelo 1993 e tem exatos 17.797 quilômetros rodados. Na Tabela Fipe, o valor do Mitsubishi Eclipe é de cerca de R$ 22 mil.

Apesar de ter feito a cabeça dos jovens nos anos 90, ele não se tornou um colecionável tão procurado no mercado brasileiro. Parte disso pela dificuldade em encontrar peças e porque poucas unidades foram conservadas a ponto de serem restauradas.

Mitsubishi Eclipse da PRF - PRF/Divulgação - PRF/Divulgação
Imagem: PRF/Divulgação

Mitsubishi Eclipse ficou marcado pela morte de Dener

O esportivo ficou marcado aqui no Brasil pela morte do jogador de futebol Dener. O atleta estava em um exemplar branco da mesma geração, de ano 1992, quando sofreu um acidente fatal.

Nesta geração, o Eclipse veio ao Brasil com o motor 2.0, naturalmente aspirado ou turbo. A primeira entregava 136 cv e 17,3 mkgf, que é o caso da versão GS da PRF, e a segunda chegava a 192 cv e 28 mkgf. O câmbio, para as duas versões, era o manual de cinco marchas.

Lançado em 1989, o Eclipse teve quatro gerações até dar adeus ao mercado em 2011. O nome, associado aos esportivos, foi reutilizado pela marca em 2018 para um SUV compacto, o Eclipse Cross, que é vendido no Brasil e produzido em Catalão (GO).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.