Topo

Land Rover volta a produzir SUV Evoque no Brasil com peças importadas

Range Rover Evoque volta a ser montado em Itatiaia (RJ), agora na segunda geração, com peças importadas - Vitor Matsubara/Colaboração para o UOL
Range Rover Evoque volta a ser montado em Itatiaia (RJ), agora na segunda geração, com peças importadas Imagem: Vitor Matsubara/Colaboração para o UOL

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, em Itatiaia (RJ)*

23/11/2021 13h56Atualizada em 23/11/2021 19h25

A Land Rover anunciou nesta terça-feira (23) a retomada da produção do Evoque no Brasil, que estava suspensa desde 2019.

O SUV volta a ser fabricado em Itatiaia (RJ), agora na segunda geração. A produção é realizada no regime CKD (Completely Knocked Down, algo como "Completamente Desmontado"), em que a maior parte das peças é importada para posterior montagem do veículo no País. Segundo a montadora, 90% dos componentes vêm de fora e apenas os pneus e alguns outros itens são nacionalizados.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O Evoque está à venda na motorização 2.0 turboflex, que entrega 250 cv.

Evoque está na segunda geração e é vendido com motor 2.0 turbo flex, que entrega 250 cv de potência - Vitor Matsubara/Colaboração para o UOL - Vitor Matsubara/Colaboração para o UOL
Evoque está na segunda geração e é vendido com motor 2.0 turbo flex, que entrega 250 cv ou 300 cv
Imagem: Vitor Matsubara/Colaboração para o UOL

A geração anterior do Evoque foi fabricada no Brasil de 2016 a 2019.

"Nós acreditamos no Rio de Janeiro e no Brasil. Hoje estamos com 27% de market share no Brasil e isso é realmente uma prova de amor do país com a marca", diz Frederic Droin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.

François Dossa, diretor de sustentabilidade da empresa, elogia o trabalho da filial brasileira.

"O lançamento de produtos como o Evoque é o resultado de meses de empenho. Temos orgulho de vocês", afirmou.

Cinco anos de produção nacional

Siga o UOL Carros no

A fábrica foi inaugurada em 2016 para produzir o Discovery Sport, modelo que continua sendo fabricado em Itatiaia. Atualmente, o local gera aproximadamente 400 empregos diretos.

Além do parque fabril, o complexo carioca também abriga o centro de distribuição de peças da Jaguar Land Rover, que até então era localizado em São Paulo.

No local existe também um centro de restauração de veículos da Land Rover. O serviço é aberto a qualquer cliente da marca e realiza o processo completo de restauração de qualquer veículo seguindo todos os parâmetros e especificações do projeto original.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Jaguar Land Rover