Topo

Polícia de MG tem Camaro: veja outros carros de luxo que viraram viatura

Chevrolet Camaro da Polícia de MG - Reprodução
Chevrolet Camaro da Polícia de MG Imagem: Reprodução

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/11/2021 04h00

Na última semana, a Polícia Militar de Minas Gerais incorporou a sua frota um Chevrolet Camaro. O modelo foi todo adesivado como as demais viaturas da corporação e ganhou até um giroflex compacto no topo da carroceria.

O modelo servirá a população no policiamento turístico na cidade de Poços de Caldas, no interior do estado mineiro. O esportivo americano foi apreendido como parte de uma ação contra o tráfico de drogas e incorporado a frota.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Longe de ser o primeiro caso do tipo, o Camaro SS da Polícia Militar de Minas Gerais é apenas o mais recente caso de carro de luxo que virou viatura aqui no Brasil; veja outros exemplos.

carros da polícia de SC - Divulgação PMSC - Divulgação PMSC
Imagem: Divulgação PMSC

Mercedes-AMG, Camaro e Porsche em SC

A Polícia Militar de Santa Catarina incorporou três modelos de luxo a sua frota. Os carros ficam na região de Balneário Camboriú, região litorânea que ficou conhecida pela opulência dos prédios e o sem número de carros esportivos registrados na região e atuam como "embaixadores" da corporação.

Mercedes-AMG C63 S, Chevrolet Camaro e um Porsche Cayenne GTS fazem parte dessa frota. Juntos os três modelos entregam mais de 1.300 cv, sendo o Mercedes com seus 510 cv o mais potente do trio. O Camaro é da primeira geração vendida aqui oficialmente pela GM e entrega 406 cv, enquanto o Cayenne tem 440 cv no V6 3.6.

Mercedes-Benz C180  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Classe C180 na Bahia

Do mesmo jeito que nos outros casos, o sedã foi cedido para a Polícia Militar da Bahia pelo MPF, que designou o carro para uso em Porto Seguro, região turística que recebe tanto brasileiros quanto estrangeiros com frequência.

O modelo, ao lado de um Ford Fusion, que também foi apreendido, foi inclusive alvo de fake news, no qual diziam que a polícia teria gasto o dinheiro do Estado para andar com "carro de bacana" no litoral.

O C180 que foi apreendido usa motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 mkgf e tem tecnologia flexível, já que era um dos carros montados no Brasil antes da Mercedes-Benz encerrar sua fábrica de carros em Iracemápolis (SP).

Lamborghini Gallardo  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lamborghini na Polícia Federal

A polícia federal recentemente adicionou a sua frota uma Lamborghini Gallardo que foi apreendida em uma ação. Infelizmente, ela está lá para uso temporário e ao fim do processo deve ser leiloada.

O modelo é a LP560-4, que custa cerca de R$ 800 mil. São 560 cv gerados no motor naturalmente aspirado V10 de 5,2 litros. A tração é integral com câmbio automatizado de seis marchas. Ela é capaz de atingir 325 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

PRF tem frota mais sofisticada

De todas as frotas com carros de luxo, a da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é mais completa. Além de Chevrolet Camaro, a frota direcionada a fiscalizar as estradas federais do País ganhou apoio de um Dodge Challenger, rival direto do muscle car da GM.

Como os demais da lista, eles foram confiscados de operações ilegais, como o narcotráfico. Atualmente há um Range Rover Velar, um Porsche Cayenne GTS, dois SUVs de luxo muito desejados.

Há ainda dois exemplares do Série 3, um da versão 320i Sport GP e outra da 330i M Sport. Além disso, outro sedã que foi incluído na frota é um Mercedes-Benz Classe E 300.

Os dois maiores, em dimensões, são o Jeep Grand Cherokee Limited com motor V6 3.6 de 286 cv e a picape Toyota Tundra, a irmã maior da Hilux, que nunca foi vendida no Brasil. Ela tem um motor V8 5.7 de 386 cv.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.