Topo

Kia confirma vinda do Stonic híbrido em novembro ao Brasil e novo logotipo

Kia Stonic híbrido - Divulgação
Kia Stonic híbrido Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

20/10/2021 18h30

A Kia do Brasil apresentou o novo logotipo da marca, que acompanha a mudança mundial, e que vai estampar não só os carros como também as concessionárias da companhia e também confirmou a chegada do Stonic, SUV compacto com motorização híbrida em novembro.

O Stonic é o menor SUV com tecnologia híbrida dentro da linha da Kia atualmente. O modelo que tem a mesma plataforma do Hyundai Kona tem um sistema híbrido leve, como usado por modelos da Audi e Mercedes-Benz por aqui.

Esse sistema tem um pacote elétrico de 48V, no qual um pequeno motor elétrico serve para ajudar a reduzir o consumo ao adotar funções que seriam do alternador, por exemplo, reduzindo o esforço do motor a combustão.

No caso, um propulsor 1.0 turbo, de três cilindros, a gasolina que rende 120 cv e conta com injeção direta de combustível. Esse motor é o substituto da família Kappa, atualmente usada no HB20 aqui.

O sistema oferece ainda regeneração de energia por meio de recuperação da energia que seria perdida nas frenagens, transformado em eletricidade e enviando novamente para a bateria do carro.

Sete elétricos nas ruas até 2027

José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, falou também sobre o processo da eletrificação da companhia, que promete colocar no mercado 7 carros elétricos até 2027, que vão do EV1 ao EV9, como são chamados por enquanto.

O primeiro já foi apresentado em outros mercados, o EV6, um cupê quatro portas, ao estilo do que era o Stinger GT, que foi vendido aqui.

Como outras montadoras têm feito, a Kia diz que agora será não apenas uma fabricante de carros, mas sim uma empresa de solução de mobilidades, no mesmo conceito que tem feito marcas do grupo VW, GM, entre outras.

Dentro desses futuros carros elétricos haverá modelos que devem ter o conceito mais de mobilidade e não tanto de oferecer uma ideia de condução e controle para quem está atrás do volante, destinado ao uso urbano.

Além disso, globalmente, a empresa deixa de usar o nome Kia Motors Corporation, para usar apenas o Kia Corporation ou só Kia.

Kia Stonic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros