Nada de queimar gasolina: BMW lança elétricos iX e i4, que virão ao Brasil
A BMW realizou hoje (14) o lançamento oficial dos novos iX e i4.
Os modelos já haviam sido revelados em março e tiveram mais informações divulgadas em junho, mas só agora as primeiras unidades serão entregues na Europa.
Como os nomes sugerem, iX e i4 fazem parte da marca de elétricos "i", que foi inaugurada pelo i3 e já contou com o superesportivo i8.
Ambos os modelos estão confirmados para o Brasil, mas, segundo a filial local da BMW, ainda não há data definida para as estreias.
Nascido para ser elétrico
O iX é o primeiro utilitário esportivo da marca concebido para ser 100% elétrico. Inicialmente, o carro será oferecido em duas versões, ambas com um motor elétrico de tração integral.
O iX xDrive 40 entrega 326 cv e autonomia de até 425 quilômetros segundo o ciclo WLTP. De acordo com a fabricante, o SUV precisa de 6,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Já o iX xDrive50 tem 523 cv e autonomia de até 630 quilômetros, também pelo ciclo de testes WLTP. Neste caso, o carro vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. Futuramente, a BMW prepara a chegada da configuração xDrive60, que entrega 600 cv.
Segundo a fabricante, a autonomia pode subir de 10% a 80% em apenas 35 minutos, desde que a recarga seja realizada em uma estação rápida de 200 kWh.
Assim como alguns dos lançamentos mais recentes da BMW, o iX divide opiniões por conta do design.
A enorme grade frontal dupla está presente, ainda que, neste caso, ela abrigue a maioria dos sensores do veículo. A BMW afirma que o iX representa a "renovação do conceito de SAV (Sports Activity Vehicle, algo como "Veículo de Atividade Esportiva", em tradução livre)", inaugurado pelo X6.
i4 tem versão M com ronco 'de cinema'
O i4 também foi concebido para a propulsão elétrica, mas, no design, ele não esconde a inspiração no Série 4 Gran Coupé.
O modelo será vendido em duas versões. A eDrive40 entrega 340 cv e torque instantâneo de 43,8 kgfm. O i4 tem tração traseira (como nos melhores BMW) e precisa de 5,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Já a autonomia estimada é de aproximadamente 590 quilômetros no ciclo WLTP.
Já o M50 será o primeiro modelo elétrico da divisão esportiva Motorsport. São 544 cv e torque de 81,1 kgfm, com autonomia declarada de 510 quilômetros.
Caso a função Sport Boost esteja ativada, o tempo de 0 a 100 km/h cai para 3,9 segundos. Equipado com tração integral, o M50 atinge a velocidade máxima de 225 km/h.
O M50 traz ainda o sistema de som artificial do motor, batizado pela marca bávara de IconicSounds Electric, O ronco foi desenvolvido especialmente para a BMW pelo famoso compositor Hans Zimmer, que assina algumas das trilhas sonoras mais conhecidas de Hollywood.
Tanto o iX quanto o i4 serão equipados com a geração mais recente do sistema de entretenimento iDrive. Além de reconhecer comandos de voz por meio do assistente pessoal, ele traz uma tela de 14,9 polegadas na central multimídia. O painel, por sua vez, exibe as informações em uma tela de 12,3 polegadas.
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