Topo

Na mira dos ladrões: veja os 10 carros mais roubados ou furtados em SP

Índice de furtos ou roubos de determinado modelo tem impacto direto na definição do respectivo custo do seguro - Getty Images/iStockphoto
Índice de furtos ou roubos de determinado modelo tem impacto direto na definição do respectivo custo do seguro Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL

14/09/2021 04h00Atualizada em 18/09/2021 16h11

Dono da maior frota de veículos do Brasil, com cerca de 30 milhões de unidades registradas, o Estado de São Paulo registrou, entre janeiro e julho deste ano, 45.974 casos de roubos ou furtos - são 1.901 abaixo do total no mesmo período de 2020.

As informações são da Ituran, empresa de rastreamento veicular, com base em informações atribuídas à Secretaria da Segurança Pública do governo paulista. A pedido de UOL Carros, a companhia listou os dez carros de passeio mais furtados ou roubados nos primeiros sete meses de 2021.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, essa lista é importante porque serve como referência para as seguradoras avaliarem o risco de um determinado contrato e definirem o valor do seguro.

Boutti explica que os carros mais visados são, via de regra, modelos de entrada e com mais de cinco anos de uso.

"Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto", explica.

São Paulo é centro de distribuição de peças

Boutti faz mais um alerta: é no Estado de São Paulo que acontecem 30% dos crimes de roubo e furto de veículos de todo o Brasil, sendo que 75% deles são registrados na Região Metropolitana.

"As peças daqui são enviadas para todo o Brasil. Quando alguém compra um produto no mercado ilegal, está deixando o seu próprio veículo mais exposto à ação dos bandidos, pois a demanda por peças cresce. É um ciclo que se retroalimenta", alerta.

Os 10 carros mais roubados ou furtados

  • Vokswagen Gol

    3.308 unidades roubadas ou furtadas

  • Fiat Uno

    2.647 unidades roubadas ou furtadas

  • Chevrolet Onix

    2.620 unidades roubadas ou furtadas

  • Ford Ka

    1.868 unidades roubadas ou furtadas

  • Fiat Palio

    1.834 unidades roubadas ou furtadas

  • Chevrolet Corsa

    1.786 unidades roubadas ou furtadas

  • Hyundai HB20

    1.573 unidades roubadas ou furtadas

  • Fiat Mobi

    1.062 unidades roubadas ou furtadas

  • Ford Fiesta

    1.024 unidades roubadas ou furtadas

  • Chevrolet Prisma

    863 unidades roubadas ou furtadas

Fonte: Ituran, com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo