Topo

Audi exibe conceito elétrico e autônomo com entre eixos expansível

Audi Skysphere Concept - Divulgação
Audi Skysphere Concept Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/08/2021 11h59

A Audi mostrou seu novo conceito Skysphere, fornecendo uma visão sobre como a marca imagina o futuro da indústria automotiva. Com motorização elétrica e direção autônoma, o modelo tem distância entre-eixos expansível, que pode ir de um GT para um esportivo de luxo voltado ao desempenho.

O modelo foi criado pelo Estúdio de Design da Audi em Malibu, capitaneado por Gael Buzyn. O carro é do futuro, entretanto suas dimensões, caráter e portas são inspiradas no roadster Horch 853, lançado nos anos 1930.

horch - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na frente, vemos uma grade de estrutura única e iluminada como um painel. O para-brisa é bastante inclinado, e faz com que seja possível que uma capota cubra o interior do veículo. As rodas de 23 polegadas com design aerodinâmico são inspiradas nas rodas do passado, mas também fornecem refrigeração suficiente para o sistema de frenagem regenerativo. Atrás, as luzes têm o mesmo perfil visto na grade dianteira.

audi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas recurso mais interessante é a distância entre-eixos expansível, com os para-lamas dianteiros, extremidades laterais e o capô se movendo para frente. Isso permite que a distância entre eixos aumente em 250 mm.

Assim, o Skysphere mede de 4,94 m (modo Sport) a 5,19 m (modo GT), com uma largura de 2,00 m. Além disso, alterar a distância entre as rodas não afeta apenas as proporções, mas as também as características de direção.

O carro é movido por um único motor elétrico no eixo traseiro, com 632 cv de potência e 76,4 kgfm de torque. Assim, o Skysphere é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4 segundos, com autonomia de 500 km no ciclo WLTP. Seu peso bruto é de 1.800 kg, com 60% no eixo traseiro.

audi3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por fim, o modo autônomo do veículo (GT) tira volante e pedais do motorista e lhe oferece uma tela de entretenimento de 55,7 polegadas, que cobre todo o painel. Não há botões físicos, com todas as funções disponíveis em superfícies sensíveis ao toque. Volante e pedais aparecem no modo Sport, com menor distância entre eixos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.