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Ford Bronco Sport: quem são seus rivais e quais os pontos fortes e fracos

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/05/2021 04h00Atualizada em 21/05/2021 09h36

Novo representante da categoria de SUVs médios e primeiro produto inédito da Ford como empresa importadora, o Bronco Sport chegou ao mercado por R$ 256.900, trazido do México.

A novidade, segundo a Ford, vai disputar com modelos do segmento premium, mas por questões de preço e outros aspectos, o Bronco Sport também concorre com SUVs de maior volume. Vamos mostrar em seguida os pontos fortes e fracos do lançamento da Ford. É um rival à altura do Jeep Compass, que acaba de mudar, na versão topo de linha?

Falando de preços. Com tabela única pela versão Wildtrack, independentemente da cor, o Bronco Sport está entre os segmentos. Ele é mais caro que o Jeep Compass Trailhawk e mais barato que o Land Rover Discovery Sport S.

Jeep Compass 2022 Trailhawk com motor diesel antigo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O concorrente da Jeepx parte de R$ 216.990. Com o pacote de opcional High Tech e o teto panorâmico que somam R$ 18.800, ele chega a R$ 237.690. Já o modelo da marca inglesa inicia em R$ 299.950 na versão de entrada e pode chegar R$ 344.950. As variantes a diesel do Discovery Sport partem de R$ 326.950.

Dimensões

O Bronco Sport tem 4,38 metros de comprimento, 1,88 mm de largura e 1,81 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,67 m. Essas medidas o colocam novamente entre o Compass e o Discovery.

O Jeep tem 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,65 de m de altura. O entre-eixos é de 2,63 m. Na outra ponta está o Discovery Sport com seus 4,59 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,72 m de altura. O entre-eixos é o maior: 2,74 m.

Em termos de porta-malas vantagem para o Bronco Sport tem que tem 482 litros contra 388 litros do Compass e 454 litros do Discovery Sport.

Mecânica

Em termos de motores, o Bronco Sport, novamente ocupa a mesma posição. O motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 240 cv e 38 mkgf vem associado a um câmbio automático de oito marchas.

Ele é mais potente que o Jeep Compass Trailhawk, que é o único a diesel dos três abaixo dos R$ 300 mil. Ele tem um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 mkgf. A transmissão é automática de nove marchas.

Já o Discovery Sport aposta em um 2.0 turboflex de 250 cv e 37,2 mkgf com qualquer combustível e a transmissão também é automática de nove velocidades, como no Jeep.

Os três têm tração integral sob demanda que pode trabalhar nas quatro rodas. O Jeep é o único com direito a reduzida, já que usa motor diesel e tem diferenças também no vão livre do solo e nos ângulos de entrada e saída em relação as demais versões da sua gama.

Land Rover Discovery Sport 2021  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipamentos

Todos têm controle de tração e estabilidade, banco com ajuste elétrico do motorista e ajuste de distância e profundidade do volante. O ar-condicionado tem duas zonas nos três modelos também, entre outras pequenas comodidades.

O Bronco tem teto solar, mas não panorâmico como os outros dois. O Compass tem abertura do porta-malas elétrica e por meio de gestos sob o para-choque traseiro, o Discovery Sport apenas a elétrica.

Só o Compass oferece sistema de conectividade 4G com Wi-Fi integrado para os ocupantes. Tanto ele quanto o Bronco Sport tem o sistema de localização do veículo, abertura e travamento das portas, além de partida remota para climatização da cabine.

O sistema do Jeep oferece mais ao permitir enviar diretamente do smartphone para a central multimídia localização, além de ter uma central de atendimento de emergência e e informações. O Land Rover não tem nenhuma dessas funções.

A integração com Android Auto e Apple Car é possível nos três, mas Bronco Sport e Land Rover apenas por cabo, enquanto o Compass permite a conexão sem fio com a central. O carregamento por indução só está disponível no Ford e no Jeep.

Bronco Sport e Compass têm frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão dianteira e controle de velocidade adaptativo com leitor de faixa e correção no volante. Os três têm alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.