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Novo Compass: veja prós e contras em comparação com Taos e Corolla Cross

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/04/2021 04h00

Que a categoria dos SUVs em geral está quente para 2021 ninguém tem dúvida mais, mas entre todas as fatias desse segmento, provavelmente a "briga" mais esperada é a entre os médios.

O líder do segmento Jeep Compass fez uma harmonização facial na dianteira, alterou todo anterior e ganhou muito mais tecnologia. A Toyota chegou com o inédito Corolla Cross e a Volkswagen fez o Tiguan abrir espaço para o Taos, também inédito e produzido sobre a plataforma do irmão maior.

Mas quais os pontos fontes e fracos de cada um deles? É isso que queremos desvendar com as informações que temos, tendo em vista que apenas o Corolla Cross já chegou às lojas, o Compass começará a chegar agora e o Taos que deve ser apresentado agora em maio.

Toyota Corolla Cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Motor e câmbio

Aqui a vantagem do Compass é fora de série. O motor 1.3 turbo entrega até 185 cv e 27,5 mkgf e ainda tem a opção de motor turbodiesel de 170 cv e 35,7 mkgf. Os câmbios são sempre automáticos de seis e nove velocidades, respectivamente. Além de ser o único com opção a diesel, o motor flex é o mais potente do País.

O Corolla Cross também tem duas opções de motores, ambas aspiradas. A primeira é o 2.0 flex de até 177 cv e 21,4 mkgf. A segunda é o conjunto híbrido com o 1.8 flex de até 101 cv mais os dois elétricos que juntos rendem 122 cv. A vantagem do Corolla Cross está no trânsito urbano com o conjunto híbrido em termos de economia, mas o desempenho de ambos é aquém do Compass. O câmbio é sempre automático CVT

Como bons alemães que são, a Volkswagen entende que menos é mais. Por isso, o Taos terá, por enquanto, apenas uma motorização. É o 1.4 turbo flexível de 150 cv e 25 mkgf seja com gasolina ou etanol. O câmbio que virá associado ao propulsor é sempre o automático de seis velocidades.

Toyota Corolla Cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Espaço

O Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura. Com o entre-eixos de 2,63 m consegue oferecer 476 litros de porta-malas até a altura do tampão, diga-se de passagem.

Já o Corolla Cross tem 4,46 m, 1,82 m e 1,62 m de comprimento, largura e altura, medidas próximas as do Jeep Compass. O mesmo ocorre com o entre-eixos de 2,64 m. Ele tem o menor porta-malas dos três modelos, com 440 litros. Na versão asiática, com estepe temporário são 480 litros.

Por fim o Taos. O SUV da VW tem 4,46 m, 1,84 m e 1,62 m, são praticamente as mesmas medidas do Toyota. O entre-eixos é o maior dos três, com 2,68 m e nisso também pode ser creditado o maior porta-malas com 498 litros.

VW Taos - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Design

Em termos de design, a Jeep optou por não ousar com o Compass, ao menos não por fora. As mudanças foram sutis na dianteira e na traseira apenas o grafismo das lanternas. Por dentro as mudanças foram mais que profundas e bem-vindas. Mais espaços de porta-objetos, tudo mais no nível dos olhos.

O Toyota quis se diferenciar em termos de visual do sedã e talvez não tenha sido a decisão mais acertada. Ele tem visual próprio, mas não é mais chamativo, nem tão conservador como se esperava, ficou meio perdido. Por dentro ele é exatamente o que se espera de um Corolla, obviamente porque ele é um. Então é bem frugal.

O Taos conseguiu o que parecia improvável e adicionou personalidade ao design dos SUVs da VW. O modelo tem uma linguagem própria e antecipa o que deve ocorrer com T-Cross e Nivus em algum momento. A faixa de LEDs na grade que integra aos faróis é um charme a parte.

Toyota Corolla Cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Equipamentos

O Compass vem com faróis Full-LEDs desde a versão de entrada Sport, com seis airbags, integração com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O SUV da Jeep oferece também o sistema Adventure Intelligence, que permite rastrear, controlar e conectar dispositivos pelo Wi-Fi 4G do carro.

O Corolla Cross traz o básico com Android Auto na central multimídia, mas apenas com fio. São sete airbags em todas as versões e na versão de topo há alerta de ponto cego, ACC, frenagem autônoma e leitor de faixa com correção no volante, entre outros. Ele tem que se exige em termos de segurança, mas não mais que isso.

O Taos não deve ficar atrás dos dois. Com menos versões deve facilitar com que a de entrada já seja mais completa que as demais e deixará poucos detalhes para a versão de topo, como controle de frenagem de emergência, leitor de faixa com correção, controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, entre outros.

Volkswagen Taos - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Imagem: Marcos Camargo/UOL

Preços

O Compass tem preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990. A amplitude de valores é resultado do número de versões. São cinco com o motor turbo flex e mais quatro com o turbodiesel. É a maior gama e também que atinge públicos bem diferentes.

O Corolla Cross começa nos mesmos R$ 139.990 e estaciona nos R$ 179.990. Ele vem em quatro versões no mercado, sendo as duas de entrada com o motor 2.0 flex e as demais com o trem de força híbrido nas variantes mais caras.

No Taos não devemos esperar valores mais baixos que os R$ 140 mil exigidos pelos rivais. O valor base da versão Comfortline deve ser este, enquanto a variante de topo Highline ficará na casa dos R$ 180 mil. No lançamento haverá também uma série especial Launching Edition.

Volkswagen Taos - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Imagem: Marcos Camargo/UOL