Topo

Volkswagen anuncia parceria para a construção de iate elétrico

Iate feito pela Cupra Design - Divulgação
Iate feito pela Cupra Design Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

28/01/2021 11h34

Em uma união com a fabricante de catamarãs elétricos Silent-Yachts, a Volkswagen irá desenvolver em breve um iate elétrico. As duas empresas conversam desde 2019, e o que já está firmado é que Silent-Yachts deverá utilizar o kit elétrico da plataforma MEB do grupo alemão.

Detalhes não foram revelados, mas as baterias da plataforma MEB certamente estarão em modelos da marca no futuro. De acordo com a VW, as economias de escala farão com que a Silent-Yachts gaste menos em sua produção.

Sobre a parceria, a Volkswagen disse que quer "aumentar ainda mais o entusiasmo pela eletromobilidade, demonstrando os pontos fortes tecnológicos de sua plataforma e mostrando que a diversão de dirigir longas distâncias de maneira suave e limpa também é possível em alto mar."

Assim, a VW escolheu a Cupra - divisão esportiva da Seat - para criar um novo modelo com um "toque contemporâneo". O iate tem dois andares, teto com painéis solares e a presença de quatro baterias MEB. O primeiro iate deverá ser fabricado em 2022. Após um "período inicial de quatro anos", o construtor naval deve fabricar pelo menos 50 iates por ano.

A Silent-Yachts tem cerca de 12 modelos lançados e seus veículos possuem gerador a diesel de emergência para o caso de dias nublados.