PUBLICIDADE
Topo

Novo Peugeot 208 é apresentado; veja versões e preços

Peugeot 208 tem nova versão apresentada; veja como ficou

UOL Carros

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

08/09/2020 11h45

Resumo da notícia

  • Preços do hatch vão de R$ 74.990 a R$ 94.990
  • Novo 208 terá cinco configurações e inédita versão elétrica
  • Carro usa plataforma modular que será aproveitada em outros modelos da PSA

A segunda geração do Peugeot 208 marca uma tentativa de virada da marca francesa no Brasil. Mais uma. Mas, desta vez, as fichas estão apostadas num modelo global, com plataforma modular e forte apelo visual.

A questão é o motor, velho conhecido do mercado: 1.6 naturalmente aspirado quatro-cilindros flex conhecido como EC5, que passou por diversas evoluções desde sua estreia no mercado, no fim dos anos 90, com o avô do 208, o 206. Executivos do grupo PSA torcem para que a aposta dê certo.

Peugeot 208 - Divulgação - Divulgação
Marca pretende aumentar participação de mercado atual, que é de 1%
Imagem: Divulgação

O curioso é que, para deixar a gama o mais racional e enxuta possível, este motor de 115/118 cv (gasolina/etanol) será oferecido sempre e somente com câmbio automático de seis marchas, em quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe. Elas custarão entre R$ 74.990 e R$ 94.990.

"Os principais concorrentes do nosso carro são o VW Polo, o Toyota Yaris e o Honda Fit, e a gente acredita que os atributos do novo 208 podem roubar clientes, e dos carros turbo também", afirmou Caio Prendini, coordenador de produto da Peugeot Brasil.

208 e-GT - Divulgação - Divulgação
Versão elétrica e-GT será lançada em 2021
Imagem: Divulgação

Além delas, haverá o elétrico 208 e-GT, que virá importado da Europa. O esportivo já pode ser pré-reservado nas concessionárias, sendo que as entregas acontecerão em 2021. Já o 208 térmico é produzido na Argentina.

Confira a lista de preços e itens de série de cada versão:

+ Novo 208 Active 1.6 AT - R$ 74.990: Para-choque com DRL tipo "dentes de tigre" em LED; faróis halógenos; direção, travas e vidros elétricos; ar-condicionado manual; rodas de liga leve aro 16; retrovisores externos e maçanetas das portas na cor do veículo; volante i-Cockpit (abaixo do cluster) multifuncional com ajuste de altura e profundidade; banco do motorista com regulagem de altura; quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital ao centro; central multimídia Connect Radio de 7 polegadas.

+ Novo 208 Active Pack 1.6 AT - R$ 82.490: Acrescenta ao pacote anterior: ar-condicionado automático digital; câmera de ré; teto panorâmico.

+ Novo 208 Allure 1.6 AT - R$ 89.490: Acrescenta ao pacote anterior: chave com sensor presencial; partida por botão; quadro de instrumentos digital 3D; painel com faixa central suave ao toque; volante e bancos revestidos em couro; carregador de celular por indução; rodas aro 16 com acabamento diamantado.

+ Novo 208 Griffe 1.6 AT - R$ 94.990: Acrescenta ao pacote anterior: faróis full-LED; faróis e limpadores de para-brisa automáticos; acabamento interno com faixas em preto brilhante; sensores traseiros de estacionamento; câmera com visão traseira em 180° e projeção superior do carro em 360° para auxílio a manobras; pacote semiautônomo de segurança com alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão, frenagem emergencial com parada total a até 80 km/h (carros) ou 60 km/h (pedestres) e assistente de farol alto com ajuste automático de facho.

+ Novo 208 e-GT: Acrescenta ao pacote anterior: freios a disco nas rodas traseiras; grade dianteira com traços amarelos nas divisórias internas em cascata; molduras em preto brilhante nas caixas de roda; central multimídia de 10 polegadas; painel com faixa superior emborrachada; freio de estacionamento elétrico; console central elevado; sensores de estacionamento dianteiros; bancos revestidos com malha especial nas faixas centrais; rodas aro 17; teto panorâmico.

Toque tropical

Peugeot 208 - Divulgação - Divulgação
Design é o mesmo do modelo europeu
Imagem: Divulgação

A Peugeot aposta todas suas fichas no 208. Segundo Ana Theresa Borsari, country manager da Peugeot no Brasil, a intenção é "concorrer com os grandes players" do segmento de compactos premium, onde estão modelos como o VW Polo. Assim, a executiva acredita que o hatch pode abocanhar uma participação de mercado "de 5% a 6%" na categoria.

Em relação ao novo 208 vendido na Europa (incluindo o e-GT), o hatch compacto vendido no Brasil possui suspensões 1 cm mais altas, com molas e amortecedores exclusivos. Além disso, os para-choques têm base diferente, a fim de aumentar os ângulos de ataque e saída.

Os freios traseiros são a tambor, enquanto o acabamento interno possui console convencional e acabamento com mais faixas em plástico rígido no painel e nas portas.

O motor 1.6 também só é oferecido no mercado sul-americano. Preserva os mesmos dados de potência e torque (16,1 kgfm) de antes, mas foi compactado para caber no cofre.

Tanto o cárter quanto o sistema de admissão do ar ficaram menores. A coxinização também foi reforçada para conter vibração e ruídos internos. Afinal, o projeto original no Velho Continente foi concebido apenas para motores três-cilindros de menor capacidade cúbica.

Peugeot 208 3 - Divulgação - Divulgação
Motor 1.6 flex será única opção a combustão no país
Imagem: Divulgação

Ao mesmo tempo, o câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin recebeu uma nova cartografia para entregar trocas mais suaves.
Ele opera em quatro modos de condução: D (convencional), M (trocas manuais pela alavanca), Eco (prioriza o consumo de combustível) e Sport (trabalha a giros mais altos).

Por fim, as dimensões são: 4.055 mm (comprimento), 1.745 mm (largura), 1.452 mm (altura), sendo 2.540 mm de entre-eixos e 311 litros de porta-malas.

Em relação ao antigo 208, houve ganho de 8,3 cm em comprimento, 4,3 cm na largura e 26 litros no bagageiro. Já a altura encolheu 2 cm e a distância entre-eixos se manteve praticamente a mesma (redução de 0,1 cm).

Vendas e oferta de lançamento

Peugeot 208 2 - Divulgação - Divulgação
Peugeot vai oferecer vantagens para quem financiar hatch
Imagem: Divulgação

A fabricante vai aplicar uma estratégia ofensiva de vendas, Além de ampliar a frota de unidades disponíveis para test drive, a Peugeot promete oferecer uma nova modalidade de test drive, na qual alguns clientes poderão avaliá-lo por 24 horas, sem limite de quilometragem.

Haverá também um plano de compra do veículo chamado "Just Drive It". A fabricante fez uma simulação de entrada de R$ 35 mil com financiamento em 30 meses e prestações partindo em R$ 1.090 na versão Allure. Ao final deste período, a Peugeot promete pagar 100% do valor do carro de acordo com a tabela Fipe.

O pacote de revisões com preços fixos sai por R$ 397, R$ 818, R$ 397, R$ 818, R$ 664 e R$ 818 nas seis primeiras revisões.

"Estamos relançando uma marca e dando um resgaste de posicionamento. As pessoas não querem mais ter um compacto urbano 'pelado'. E com o novo 208 nossa intenção é passar de 1% de participação de mercado", afirmou Oswaldo Ramos, diretor comercial da Peugeot.

A comercialização do novo 208 começa já este mês na rede. Segundo a Peugeot, as primeiras 400 unidades do compacto na versão Griffe serão oferecidas especialmente com bancos de couro dotadas de faixas centrais em alcantara.

Serão cinco opções de cores: dois tipos de branco, cinza, preto e azul. Já a pintura amarela será usada exclusivamente pelo elétrico e-GT. A garantia é de três anos.