Topo

Kia Sonet: SUV menor do que o VW Nivus está nos planos para o Brasil

Kia Sonet é indiano e mede pouco mais do que 4 metros; modelo da foto é conceito e versão definitiva será revelada em agosto - Divulgação
Kia Sonet é indiano e mede pouco mais do que 4 metros; modelo da foto é conceito e versão definitiva será revelada em agosto Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/07/2020 16h50

A categoria de SUVs pequenos é a que mais tem crescido no Brasil e hoje a Kia não tem um representante para disputar esses clientes.

Porém, está nos planos da marca trazer ao País um modelo indiano com dimensões menores do que as do Volkswagen Nivus, mas com proporções bem típicas de um utilitário esportivo.

Trata-se do Sonet, apresentado como conceito em fevereiro no Salão de Nova Déli e cuja versão definitiva será revelada no dia 7 de agosto.

Procurada, a Kia do Brasil informa que "é intenção trazer esse modelo ao Brasil", mas não há ainda uma previsão de quando ele viria para cá.

Kia Sonet Concept 2020 lateral - Divulgação - Divulgação
Sonet Concept traz pintura em dois tons e perfil que lembra o Volvo XC40
Imagem: Divulgação

A montadora sul-coreana divulgou um teaser do modelo, confirmando que a versão final será bem parecida com o protótipo pré-série.

Destaque para a grade "3D" em forma de "nariz de tigre", para os faróis de LED com desenho arrojado e e para as lanternas traseiras, também de LED, unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.

Kia Sonet Concept 2020 traseira - Divulgação - Divulgação
Traseira tem lanternas de LED conectadas por uma barra; porta-malas terá cerca de 350 litros
Imagem: Divulgação

O conceito exibe pintura em dois tons, para conferir o aspecto de "teto flutuante", enquanto a coluna traseira lembra bastante o desenho do Volvo XC40.

As dimensões ainda não foram divulgadas. Porém, como a base do Sonet é a mesma do Hyundai Venue, comercializado nos Estados Unidos, espera-se que tenha tamanho, se não idêntico, ao menos parecido: 4,03 m de comprimento, 1,77 m de largura, 2,50 m de distância entre-eixos e 1,60 m de altura. A capacidade do porta-malas do Venue é de 350 litros.

A título de comparação, o VW Nivus, crossover derivado do Polo, mede, respectivamente, 4,27 m, 1,76 m, 2,57 m e 1,49 m. O porta-malas do Nivus também é maior: 415 litros.

Bem equipado e com turbo

Kia Sonet 2021 teaser - Divulgação - Divulgação
Imagem divulgada pela Kia confirma que versão final será quase idêntica ao conceito
Imagem: Divulgação

Não foram ainda reveladas imagens do interior. Igualmente, a expectativa é de que traga elementos presentes na cabine do Venue e oferece boa lista de equipamentos nas versões mais completas, como teto solar, recarga de celular sem fio, ar-condicionado automático, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e central multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas.

Até som da Bose o Sonet deve oferecer.

Quanto à motorização, as apostas recaem sobre três opções: 1.0 turbo, 1.2 aspirado e 1.5 turbodiesel. Já o câmbio, ao menos no mercado indiano, deve ser manual de seis marchas ou automático de sete velocidades.

Hyundai Venue interior - Divulgação - Divulgação
Interior do Kia Sonet deve trazer elementos do 'irmão' de plataforma Hyundai Venue
Imagem: Divulgação

Na Índia, onde será produzido, o Sonet será posicionado abaixo do Seltos, SUV de porte um pouco maior e preços a partir de 989 mil rúpias (aproximadamente R$ 68,9 mil na conversão direta, de acordo com o câmbio de ontem).

O Seltos virá para nosso mercado - antes da pandemia, a previsão era de que estreasse aqui no segundo semestre.