Topo

F1 do ar? Empresa planeja fazer campeonato de carros elétricos voadores

Carro elétrico voador Airspeeder - Divulgação
Carro elétrico voador Airspeeder Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/04/2020 16h25

A empresa australiana Alauda declarou que pretende organizar em breve um campeonato de carros elétricos voadores no sul da Austrália. De acordo com o CEO do empreendimento, Matt Pearson, a Airspeeder (nome do campeonato) poderá fazer com que a tecnologia destes veículos e a mobilidade limpa deem um salto.

Ele faz um paralelo inclusive com a Fórmula 1, dizendo que se não fosse o campeonato os motores a combustão não teriam evoluído tanto.

"Os carros voadores elétricos são uma realidade iminente que libertará nossas cidades e responderá aos desafios de mobilidade de longo prazo que enfrentamos", falou Pearson.

"Nada impulsiona a tecnologia tão rápido quanto a concorrência. Os competidores da F1 do início do século 20 possuíam um espírito pioneiro que estamos usando hoje para acelerar rapidamente o progresso".

Os veículos voadores em questão são conhecidos como eVTOLs (sigla em inglês para decolagem e pouco vertical elétricos). A Alauda já criou três versões destes veículos até o momento: o Mk2, Mk3 e Mk4. A primeira versão do último modelo foi mostrada no tradicional Festival de Goodwood em 2019.

Segunda e terceira versões podem acomodar um piloto. No fim de 2019, pilotos da força aérea dos Estados Unidos tiveram a chance de pilotar o carro no deserto de Mojave, na Califórnia. A empresa quer no fim do desenvolvimento poder alocar uma bateria de 500kWh no veículo, fazendo-o ser capaz de voar por cerca de 15 minutos.

A pandemia do novo coronavírus atrasou as atividades, mas a Airspeeder já se diz pronta para fazer em breve uma temporada inaugural de testes incluindo "voos públicos tripulados que demonstrem o potencial do Airspeeder para ser o esporte mais emocionante do planeta".

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.