Topo

Hyundai e Kia investem R$ 464 mi em startup para construir vans elétricas

Van da startup Arrival - Divulgação
Van da startup Arrival Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/01/2020 11h45

A startup britânica Arrival teve um investimento de US$ 111 milhões feito pelas marcas sul-coreanas Hyundai e Kia. A injeção de recursos fará as montadoras terem acesso à plataforma da empresa, no estilo skate. Ela será utilizada para PBVs (Purpose Built Vehicle) da Kia, divulgados na estratégia de médio e longo prazo da montadora.

O objetivo das duas montadoras é introduzir "vans elétricas pequenas e médias a preços competitivos", além de "outros produtos para empresas de logística, transporte de passageiros sob demanda e serviços de transporte".

Apesar de o modelo principal ser uma van, as marcas dizem que os modelos derivados desta plataforma não serão necessariamente somente vans. A plataforma pode ser adaptada para diferentes categorias e tipos de veículo.

A parceria entre as empresas deverá ser focada na Europa, onde há a demanda cada vez maior para veículos sem emissão de gases tóxicos. O público-alvo dos veículos serão empresas de logística e de mobilidade sob demanda.

"O mercado de veículos ecológicos na Europa deve crescer rapidamente devido à introdução das regulações ambientais", disse o chefe de pesquisa e desenvolvimento do Hyundai Motor Group, Albert Biermann.

"Através do desenvolvimento conjunto de veículos comerciais elétricos com a Arrival, seremos capazes de obter uma vantagem competitiva e estabelecer progressivamente nossa liderança no mercado global de veículos ecológicos, com a Europa na linha de frente."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.