Topo

Novo conceito da Toyota tem inteligência artificial e fala com o motorista

Toyota LQ Concept - Divulgação
Toyota LQ Concept Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/10/2019 10h24

Atualizando o Concept-i, lançado em 2017, a Toyota chegou a seu mais novo e evoluído carro-conceito. O LQ Concept - que possui o mesmo design do Concept-i - fará sua estreia frente ao público daqui duas semanas no Salão de Tóquio e tem como maior atrativo seu agente de inteligência artificial, chamado de "Yui".

Basta estar segurando o volante para interagir por meio da voz com o sistema. A inteligência artificial poderá abordar os ocupantes do carro durante uma viagem, e indica isso mudando as cores do piso do carro na área do ocupante em questão.

O carro possui nível 4 de automação (alta automação, quando o veículo se conduz sem interferência humana), e diz para o motorista também por meio de cores se está operando no manual ou no sistema automatizado. Outra função inteligente do carro é o estacionamento automatizado, que elimina a obrigação de procurar uma vaga. Com este sistema, o carro procura uma vaga sozinho após os ocupantes desembarcarem. Depois, é possível chamar o veículo para que ele venha até os ocupantes mais uma vez.

Também há display de instrumentos integrado ao para-brisa, evitando que o motorista tire seus olhos da estrada. Além disso, para ajudar o motorista a ficar acordado ou relaxado, há um sistema nos bancos com várias bexigas de ar acopladas e ar-condicionado.

Ainda há purificação de ar, que decompõe o ozônio em oxigênio pelo ventilador do radiador. Enquanto anda, o LQ pode decompor 60% do ozônio contido em 1.000 litros de ar em uma hora.

A autonomia da bateria do carro é de 300 km. Seu test drive está marcado para ocorrer entre os meses de junho e setembro de 2020.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.