Topo

Testes e lançamentos


Hyundai HB20 2020 traz visual polêmico e motor turbo a partir de R$ 46.490

Vitor Matsubara

Do UOL, em Ilha de Comandatuba (BA)

16/09/2019 21h08

Resumo da notícia

  • Compacto tem estilo mais ousado do que antecessor
  • HB20 foi lançado em 2012 e é carro mais vendido da Hyundai
  • Hatch será primeiro a ser vendido; sedã e HB20X vêm em seguida

A Hyundai revelou na noite de hoje (16) o novo HB20. A montadora revelou que o carro parte de R$ 46.490, mas não divulgou todos os valores.

A segunda geração do compacto estreia no país quase sete anos após a revelação do primeiro HB20, realizada na Ilha de Comandatuba (BA) - não por acaso o mesmo lugar escolhido para a apresentação do novo compacto.

As vendas começam pela versão hatchback, sendo que sedã e aventureiro HB20X serão lançados posteriormente.

O motor 1.0 de três cilindros é o centro das atenções. Haverá uma evolução da atual configuração aspirada, que tem 80 cavalos máximos com etanol, além do novíssimo 1.0 turbo, com injeção direta de combustível, variação de fase e que entrega até 120 cavalos com etanol — torque de 17,5 kgfm chega já aos 1.500 giros, mas fica baixo do fornecido pelo Volkswagen Polo, por exemplo.

Onix x HB20: qual é o melhor lançamento entre os hatches?

Enquete encerrada

Total de 1912934 votos
58,00%
Divulgação
42,00%
Divulgação
Total de 1912934 votos

Lanternas em formato de "L" lembram o conceito Saga EV - Murilo Góes/UOL
Lanternas em formato de "L" lembram o conceito Saga EV
Imagem: Murilo Góes/UOL

O antigo 1.6 16V permanece em linha, mas agora rende até 130 cv quando movido a etanol.

O HB20 inova ao trazer sistema de frenagem autônoma de emergência na versão Diamond Plus, sendo pioneiro na categoria. Ela também traz alerta de mudança de faixa, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital, 4 airbags, central multimídia com tela tátil de 8 polegadas, controles de estabilidade e de tração, acendimento automático dos faróis, piloto automático e trocas de marcha por aletas atrás do volante.

Design: ame ou deixe?

Fica nítida a inspiração no conceito Saga EV, revelado durante o último Salão do Automóvel de São Paulo.

Os faróis de formato triangular ficam em posição mais elevada do que a larga grade frontal. Atrás, as lanternas em formato de "L" também vão para o "andar de baixo".

Sedã tem lanternas grandes que invadem a tampa traseira - Murilo Góes/UOL
Sedã tem lanternas grandes que invadem a tampa traseira
Imagem: Murilo Góes/UOL

O sedã HB20S traz lanternas que parecem grandes até demais para o porte do veículo.

E o HB20X exagera nos adereços com vocação off-road, principalmente nas enormes molduras das caixas de roda. Neste caso, porém, as linhas ousadas casam bem com a proposta aventureira do modelo.

Interior é elegante e bem acabado, com destaque para a central multimídia de 8 polegadas - Murilo Góes/UOL
Interior é elegante e bem acabado, com destaque para a central multimídia de 8 polegadas
Imagem: Murilo Góes/UOL

O interior tem linhas mais comedidas e de bom gosto. Lembra aquela sensação de estar em um carro de categoria superior que o primeiro HB entregava? Pois ela continua lá. Os materiais de acabamento são de boa qualidade e as versões mais caras trazem painel digital (nem tão vistoso quanto o de carros mais caros, como o VW Polo), partida do motor por botão e revestimento em couro bicolor.

A fabricante não revelou detalhes de motorizações nem conteúdo das versões. Essas informações serão divulgadas apenas amanhã (17), quando UOL Carros terá o primeiro contato com a linha de compactos da Hyundai.

Onix x HB20: qual é o melhor lançamento entre os hatches?

Enquete encerrada

Total de 1912934 votos
58,00%
Divulgação
42,00%
Divulgação
Total de 1912934 votos

Mais Testes e lançamentos